*Com informações de Cilas Gontijo

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou nesta quarta-feira, 24, as alterações de trânsito no setor Parque Oeste Industrial. Segundo o gestor, diversas rotatórias devem ser desmanchadas para receberem semáforos, além de outras alterações em vias secundárias. O prazo estipulado para o término das obras é de 20 a 30 dias.

De acordo com o prefeito, as medidas elaboradas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) seriam as alternativas mais ágeis para melhorar o trânsito na região. Ele conta que o pedido inicial dos moradores e comerciantes seria a construção de um viaduto. Entretanto, a ideia esbarraria em diversos problemas burocráticos.

“Muitos acreditam que a construção de um viaduto seria a solução e esse foi primeiro ponto que analisamos. Só que como se trata de uma avenida que passa ter acesso a um BR ou GO, nós precisamos de autorização do Governo Federal e Estadual. Isso iria demorar, por isso foi feita uma intervenção que trará um resultado positivo”, explica Cruz.

Segundo o gestor municipal, além das rotatórias que devem ser retiradas na Avenida Pedro Ludovico, ainda será feita a implementação de um semáforo de dois tempos. Também serão realizadas alterações em vias secundárias do bairro. Por exemplo, vias de mão dupla devem se tornar apenas mão única.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, informou que o primeiro passo será a implantação da sinalização vertical na região e, em seguida, serão retiradas as rotatórias. “Nós vamos realizar uma ação educativa, os agentes de trânsito vão estar aqui, vamos entrar em contato com os aplicativos de viagem, como o Waze e o Uber. Após isso, vamos retirar as rotatórias e a Seinfra já entrará rapidamente para a conclusão das obras. Então, com toda essa ação educativa e ordenamento de trânsito, acredito que não será necessário nenhum desvio”, disse, destacando que os trabalhos serão realizados com a interdição de apenas meia pista.

Logo após a visita do prefeito, os servidores da Mobilidade já começaram a instalação de colunas na pista. Atualmente, cerca de 70 mil veículos passam pela Avenida Pedro Ludovico diariamente. Os dias de maior movimento são usualmente segunda e sexta-feira.

Obra aguardada

O comerciante Gabriel Alcino disse que a obra era aguardada na região. “Vai melhorar demais, aqui ocorrem muitos acidentes. Além disso, a maioria dos goianienses tem a vida corrida, então com maior fluidez no trânsito os clientes vão ter incentivo para vir aqui com mais agilidade”, disse. A dona Rosanete Barbosa, que mora na região do Parque Oeste Industrial, também aprovou a iniciativa. “Vai melhorar bastante para os moradores. Vai acabar o congestionamento e facilitar a nossa locomoção”, opinou.

Implantação de cruzamentos semaforizados de dois tempos e retirada de rotatórias:

  • Avenida Pedro Ludovico x Rua das Magnólias
  • Avenida Pedro Ludovico x Alameda Câmara Filho
  • Avenida Pedro Ludovico x Rua Americano do Brasil
  • Rua das Palmas x Alameda Câmara Filho

Implantação de sentido único de circulação:

  • Rua Americano Do Brasil (da Avenida Circular até Rua Padre Monte)
  • Alameda Câmara Filho (da Rua Padre Monte até Avenida Pedro Ludovico)
  • Rua Das Orquídeas (da Avenida Pedro Ludovico até Avenida Circular)
  • Rua Das Orquídeas (da Avenida Pedro Ludovico até Rua Do Crisântemo)
  • Rua Das Magnólias (da Avenida Circular até Praça Da Bandeira)
  • Rua Das Palmas (da Alameda Câmara Filho até Rua Dos Lírios)
  • Rua Das Palmas(da Alameda Câmara Filho até Rua Do Cobre)
  • Avenida Augusto Severo (da Praça da Bandeira até a Rua Tear)
  • Rua do Cristal (da Rua dos Junquilhos até a Rua do Babaçu)
  • Rua dos Junquilhos (da Avenida Pedro Ludovico até a Rua do Cristal)

Implantação de semáforo no Cruzamento:

  • Avenida Pedro Ludovico X Rua Das Magnólias
  • Avenida Pedro Ludovico X Alameda Câmara Filho
  • Avenida Pedro Ludovico X Rua Americano Do Brasil

Veja como fica o trânsito no mapa

Mapa disponibilizado pela SMM. Foto: divulgação

O condutor que trafega na BR-060 para Avenida Pedro Ludovico no sentido Vila Canaã não poderá fazer conversões à esquerda na Alameda Câmara Filho e Rua das Magnólias. Com isso, a manobra só será permitida à direita na Alameda Câmara Filho, e à esquerda na Rua das Palmas, que terá um semáforo de dois tempos, para então acessar a Rua das Magnólias sentido Parque Oeste Industrial.

O condutor que trafega na Avenida Pedro Ludovico no sentido BR-060 e deseja acessar a Alameda Câmara Filho (sentido único de circulação Oeste/Leste) deverá fazer a conversão à direita na Rua das Magnólias, em seguida à esquerda na Rua do Cristal para então ter acesso à Alameda Câmara Filho.

Moradores comemoram programas de recuperação asfáltica

Enquanto trabalha na requalificação das principais avenidas da cidade a Prefeitura de Goiânia também avança com o serviço de pavimentação asfáltica pelos bairros, beneficiando mais de 300 setores em todas as regiões da Capital. Moradores comemoram a execução do serviço em áreas que aguardavam o benefício há décadas. 

O Programa 630 km está em fase final de execução com obras na Avenida Perimetral Norte. Ao todo, 305 vias de Goiânia foram beneficiadas, totalizando 5.830.934,36 m² de área pavimentada.  Deste total, 417,06 KM, ou seja, 78,81%, foram realizadas na gestão do prefeito Rogério, a um custo global de R$ 260 milhões. 

Já o Projeto 500 km, lançado em agosto deste ano pelo prefeito Rogério, atingiu 20,94% das obras concluídas, beneficiando 124 ruas e avenidas. A prioridade estabelecida pela administração é o recapeamento das avenidas Independência, T-9 e 85. Além disso, serão beneficiados 107 bairros, com um custo total de R$ 357 milhões.

Moradora do Parque Anhanguera II, Idalina Lopes destaca a importância da recuperação do asfalto em avenidas da Capital.  “Estou vendo as mudanças, como aqui na T-9, que é uma via tão importante de ligação. O povo está muito feliz porque o asfalto de qualidade é necessário. Moro há mais de 50 anos aqui e preciso dizer que a administração do prefeito Rogério está de parabéns”, diz.

Onofre Gondim, morador da  Rua P-16, no Setor dos Funcionários,  também comemora a execução do serviço. “Eu tenho 46 anos que moro aqui e é a primeira vez que fazem a recuperação dessa rua. Eu estou muito satisfeito, ficou muito bem feito. E rápido, né? começou e rapidinho já está assim”, relata. 

Em muitos casos, os pedidos de recuperação de capa asfáltica foram feitos em outras gestões, mas apenas agora foram atendidos, como a solicitação do morador do Jardim Novo Mundo Valdir Pereira Souza. “O asfalto antigo estava deteriorado e esperamos muito tempo por esse projeto de revitalização. Solicitamos anteriormente, mas só agora na atual gestão que fomos beneficiados”, fala.