Entrando no último ano de mandato, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) pode encontrar a Câmara Municipal de Goiânia mais “dividida” ainda que os vereadores não expressem isso abertamente. Em levantamento feito pelo Jornal Opção, por telefone e guardando o sigilo da fonte, quase 40% deles afirma que não apoia tentativa de reeleição do prefeito Rogério Cruz.

Outras frases ouvidas pela reportagem foram: “depende da decisão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil)”, “ainda não defini o candidato que vou apoiar nas eleições” e “vou definir um posicionamento quando mudar de partido”.

Conforme as apurações, a expectativa é de que voltando do recesso apenas metade da Casa apoie eventual reeleição do prefeito. Importante ressaltar que conforme as articulações ocorram no decorrer do ano eleitoral, esse número ainda pode mudar, principalmente após o posicionamento de Caiado sobre o candidato.

Por exemplo, a base do MDB apoia a atual gestão no momento, mas o partido possui planos de compor uma chapa majoritária no próximo pleito. A decisão definitiva deve sair apenas após a convenção partidária que deve ocorrer em meados deste ano.

De qualquer forma, o cenário será mais dividido do que no último ano, principalmente com o aumento da oposição. Anteriormente, a Câmara tinha dois parlamentares com o posicionamento contrário ao atual prefeito. Hoje são sete membros abertamente na oposição.