O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, apresenta, nesta segunda-feira, 23, o projeto de requalificação do Centro de Goiânia. O evento será às 10h, na antiga Estação Ferroviária. O projeto, dividido em sete eixos temáticos, tem entre as propostas um pacote para desoneração de tributos de empresas instaladas na região, com o objetivo de incentivar novos empreendimentos no Centro da Capital.

“A requalificação do Centro é um dos compromissos da nossa gestão. Trabalharemos com política de incentivos fiscais, ações culturais e de desenvolvimento comercial, para que essa região tão importante seja reocupada e valorizada assim como merece”, pontuou Rogério.

O Grupo de Trabalho Fomento, criado pela Prefeitura de Goiânia, identificou os principais problemas e apresentou ações e soluções, dentre elas a transformação de algumas vias em áreas de pedestres e criação de “shopping a céu aberto”. Para alinhar ideias e desenvolver o projeto, foram realizados encontros com representantes de entidades empresariais e moradores.

Conforme já adiantado pelo Jornal Opçãoo Jóquei Clube de Goiás também pode virar um centro gastronômico e cultural. A proposta é que o espaço, hoje nas mãos da iniciativa privada, possa ser restaurado e reutilizado para eventos públicos voltados para arte, cultura e gastronomia.

A ‘reforma’ faz parte do plano da prefeitura. Outra ideia é a ‘pedestralização’ de um trecho de quase 1km da Avenida Anhanguera.

A possibilidade de transformação do espaço em um centro cultural já foi ventilada em 2021, mas o projeto não tomou corpo.