A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) alcançou cerca 7.800 crianças com o Programa Anjos da Guarda. De janeiro a agosto de 2023, a iniciativa realizou 85 ações, como teatro, palestras, pinturas faciais, etc.

Instituído pela Prefeitura de Goiânia em 2013, o projeto visa conscientizar os mais jovens sobre o perigo das drogas e da violência. Ao mesmo tempo, ainda busca aumentar o cuidado com as crianças dentro das comunidades, com disseminação da cultura da paz. Além de contribuir na formação integral da criança junto à escola e família

Para o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a iniciativa é algo para se orgulhar. “Como prefeito e também como cidadão que valoriza ações sociais, parabenizo todos os agentes da Guarda Civil que fazem esse projeto acontecer em defesa de nossas crianças. Nossa gestão tem como propósito cuidar das pessoas, e a GCM contribui diariamente com a população goianiense”, afirma.

Já o coordenador do Programa Anjos da Guarda, GCM Vasco de Ramos Lino, considera o projeto crucial para acolhimento da população. Ao mesmo tempo, ele considera que a inciativa aproxima as crianças das forças municipais. “Enquanto desenvolvemos atividades lúdicas com as crianças, quebramos paradigmas e combatemos ideias preconcebidas de que a segurança pública é repressiva”, destaca.

Além das escolas de ensino básico e fundamental, as atividades também acontecem em parques e o Zoológico, com o objetivo de incentivar o contato com a natureza e a sustentabilidade.