Procon apreende 100 kg de carne podre em supermercado

06 janeiro 2024 às 09h25

COMPARTILHAR
Fiscais do Procon Goiás apreenderam quase cem quilos de carnes impróprias para o consumo em um supermercado localizado em Goiânia. Segundo a operação, os produtos foram localizados em um estabelecimento no Setor São José, na região de Campinas, em condições desfavoráveis.
Além de estarem fora dos padrões exigidos pela legislação vigente, muitos itens não tinham informações sobre sua origem e data de fabricação, ultrapassando o prazo de validade estabelecido. A inspeção ainda identificou indícios claros de deterioração, incluindo odores e aspectos visuais inadequados, bem como a presença de insetos no local.
O estabelecimento já havia sido alvo de uma fiscalização da Vigilância Sanitária municipal em dezembro de 2023, com diversas irregularidades apontadas. Nenhuma foi corrigida.
Como resultado, o açougue do supermercado foi imediatamente interditado pelos fiscais do Procon Goiás. Além da apreensão dos produtos, o supermercado foi autuado por comercializar itens considerados prejudiciais à saúde dos consumidores.
As sanções impostas para casos assim podem variar consideravelmente, desde multas de R$ 754 até valores estratosféricos, de até R$ 11 milhões. O supermercado tem um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa diante das acusações e das medidas adotadas pelos fiscais.