Presidente da Comissão de Saúde da Câmara rejeita criação de uma “CEI da saúde”
28 abril 2023 às 10h30
COMPARTILHAR
Durante os últimos dias, circularam pela Câmara Municipal de Goiânia rumores a respeito de uma possível Comissão Especial de Inquérito (CEI) para a área da saúde da capital. Entretanto, apesar de algumas conversas nos bastidores, ainda não houve nenhuma ação que pudesse resultar na criação da CEI. Nenhum parlamentar também levantou a bandeira defendendo a criação de uma comissão de investigação no plenário da Casa.
Para a presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), vereadora Kátia Maria (PT), não existem conversas para a criação de uma “CEI da saúde”. Tão pouco seria do interesse dela a criação de uma comissão de inquérito, por parte dela.
“Não estou interessada na criação de uma CEI da saúde, até porque ainda são necessários mais elementos para isso”, disse Kátia, em entrevista para o Jornal Opção. “Temos questionamentos dos vereadores sobre a qualidade da saúde no município. Então, estamos fazendo um relatório para encaminhar para o secretário (de saúde Durval Pedroso) sobre as ações do plano anual de 2022 que não foram cumpridas”, completou.
Segundo a petista, durante a audiência pública realizada no dia 10 para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2022, cerca de 79 ações não foram cumpridas entre as 133 propostas. Ela afirma que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já reconheceu 70 pontos que não foram cumpridos, mas ressalta que outros nove tópicos precisam ser revistos. Citando o exemplo da questão das filas para consultas e cirurgias, no qual é apontado que a questão estava resolvida, mas que não foi cumprida de fato.
A parlamentar também cobrou que a SMS forneça dados sobre filas de espera nas consultas e cirurgias através do site da Prefeitura, o que considera uma medida de transparência. “Eles também precisam fornecer a documentação necessária para que nós vereadores possamos cumprir com o nosso papel de fiscalizar”, argumentou.