A prioridade inicial da Prefeitura de Goiânia em relação à Câmara Municipal para 2026 é a aprovação do projeto do programa Morar no Centro. Segundo a secretária de Governo, Sabrina Garcez, a matéria está em fase final de elaboração e será enviada aos vereadores no início do próximo ano. O texto prevê a concessão de um incentivo financeiro, uma “voucher de aluguel”, para estimular a ocupação residencial no Setor Central da capital.

“O projeto Morar no Centro é inovador”, afirmou o titular da Secretaria de Governo (Segov) em entrevista ao Jornal Opção. “A ideia é oferecer um incentivo financeiro, uma espécie de voucher de aluguel, para levar pessoas de volta ao Centro da cidade. A meta é atrair entre 2 mil e 2,5 mil novos moradores para a região, o que vai gerar um impacto muito importante na requalificação do Centro”, acrescentou.

Garcez aponta que um  dos grandes problemas do Centro é a evasão de moradores. Ela cita que durante o dia há movimento, mas à noite o bairro esvazia, e que essa situação tem incomodado o prefeito Sandro Mabel (UB). “O prefeito entrou de forma enérgica nesse projeto, que foi desenhado por ele mesmo, e a Prefeitura tem o desafio de executá-lo o mais rápido possível”, destacou.

A secretária aponta que trazer moradores de volta ao Centro é um pilar fundamental para a requalificação do Centro. Ao mesmo tempo, ela cita que o prefeito deve seguir uma linha “descentralizada” para a região, ao contrário de um projeto único. “O prefeito tem uma visão muito prática: resolver as coisas passo a passo, com várias iniciativas”, citou.

Relação com vereadores 

Após o primeiro ano de gestão, Garcez avalia que a base do prefeito no Legislativo está mais consolidada e aponta que Mabel deve continuar com a maioria. “Hoje trabalhamos com uma base de 19 a 24 votos. Existe uma flexibilidade para que algum vereador se ausente de alguma votação e eventualmente vote contra”, pontuou.

“Por exemplo, algumas votações às vezes afetam as bases dos vereadores. Um exemplo hipotético seria um projeto que prejudique a classe médica. Sabemos que há vereadores que são médicos, eleitos com essa bandeira, que poderiam não conseguir votar a favor. Por isso pode depender muito da matéria”, frisou Garcez.

Habita servidor

Parte do Habita Goiânia, programa de habitação do Paço Municipal, o Habita Servidor será lançado pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e vai subsidiar mil moradias para servidores públicos municipais. O projeto prevê o uso de duas áreas públicas municipais e inclui unidades em empreendimento privado na região da Perimetral Norte.

Leia também: Prefeitura de Goiânia prepara programa para subsidiar mil moradias a servidores municipais