Prefeito Sandro Mabel assina contrato para canalização do Córrego Cascavel em Campinas

20 agosto 2025 às 18h53

COMPARTILHAR
O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta quarta-feira, 20, o contrato para a canalização de um trecho de 1,2 km do Córrego Cascavel, entre as avenidas Padre Wendel e Castelo Branco, em Campinas. A obra, orçada em R$ 19,7 milhões e com prazo de execução de 12 meses, será realizada pela construtora Vale do Ouro. O objetivo é reduzir riscos de enchentes e erosões, além de melhorar a mobilidade urbana na região.
Segundo Mabel, o projeto é parte de um amplo programa de drenagem e mobilidade. “Esse trecho, em concreto armado, vai eliminar pontos de inundação e preparar o caminho para a futura integração à Marginal Cascavel, via estratégica para Goiânia”, afirmou.
O prefeito também afirmou que precisa arrumar a ponte próxima ao córrego. “Ela tem muita retenção de água e às vezes dá uma inundação nesse pedaço aqui e devemos fazer uma bacia de conteção”.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, explicou que a intervenção inclui proteção das encostas e aumento da vazão do córrego. “Essa etapa vai da Castelo Branco até a Padre Wendel. Também estudamos ajustes viários e a criação de binários para melhorar o tráfego”, disse.
De acordo com a Defesa Civil, a obra beneficiará diretamente sete áreas de risco. “O monitoramento já registra ocorrências severas nesses pontos. A canalização é essencial para a segurança dos moradores e fundamental para reduzir os riscos de enchentes na região”, ressaltou o gerente operacional Marcelo Luz.
Moradores comemoram o início da intervenção. A líder comunitária Dilza de Souza, residente na região há 50 anos, destacou a espera de mais de uma década. “Essa obra era aguardada há 15 anos. Vai transformar nossa comunidade”, afirmou.
Leoa também: Obras de drenagem: confira como está a situação em algumas regiões com risco de alagamento em Goiânia