Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) reafirmou que a coleta de lixo na capital está normalizada e que os caminhões de lixo estragados foram reparados e substituídos. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) havia informado o reestabelecimento da coleta de lixo na Capital a partir da útlima segunda-feira, 23.

“Já houve a normalização. Os setores que recebem as coletras começaram a normalizar na última sexta-feira. E no final de semana tudo foi normalizado e antecipado para a segunda-feira. Então, graças a Deus, estamos trabalhando para que esses problemas não venham a se repetir. A Comurg faz a sua parte para a questão da licitação dos caminhões que serão contratados por um período, até que a prefeitura assuma, de fato, a coleta de lixo da cidade”, explicou Rogério.

Ele explicou ainda que a Comurg havia declarado há um tempo atrás que não havia condições dos caminhões serem próprios e alegou dificuldades nas manutenções. Por isso, segundo Rogério, a prefeitura resolveu assumir a coleta de lixo na cidade, com o objetivo de atender essas solicitações abertas.

Rogério anunciou que está trabalhando na elaboração de um edital de licitação para a terceirização dos serviços de coleta. “A prefeitura vai abrir uma licitação para as empresas que vão participar da coleta de resíduos e a Comurg tem a sua licitação aberta como empresa independente para os caminhões enquanto a licitação da prefeitura não esteja em aberto”, explicou.

Rogério Cruz também declarou que pretende realizar uma reunião com o presidente da Comurg, Alisson Borges, com o propósito de abordar o resultado da investigação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que analisou as questões enfrentadas pela Companhia.

Em resposta ao Jornal Opção, a Comurg havia dito que o atraso na coleta do lixo orgânico da cidade se deu por conta de caminhões que estavam quebrados. Os moradores da capital denunciaram lixeiras cheias de lixo há mais de 15 dias em vários bairros da cidade.