“Parada Segura”: Câmara estuda permitir paradas fora dos pontos aos ônibus de Goiânia entre 22h e 5h
01 dezembro 2024 às 09h49
COMPARTILHAR
O embarque e desembarque de passageiros durante a noite no transporte coletivo urbano expõe os usuários ao risco de assaltos, segundo o vereador Geverson Abel (Republicanos). Para ajudar a solucionar o problema, o parlamentar propôs a lei municipal “Parada Segura”, que permite que motoristas de ônibus flexibilizem o local das paradas no período da madrugada.
Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Transporte Coletivo. Se aprovado, a iniciativa estaria vigente entre as 22h e 5h, e orientaria os motoristas e empresas responsáveis com medidas para aumentar a segurança. Os veículos ficariam dispensados de obedecer às rotas de paradas obrigatórias — locais visados por criminosos. Ao mesmo tempo, os veículos também poderiam estacionar fora dos pontos regulamentados, desde que o local não seja fora do itinerário do transporte público municipal.
“Se aprovado, os passageiros poderão embarcar e desembarcar dos ônibus de transporte coletivo urbano do município nos locais de sua preferencia, desde que haja condições de segurança na parada do veiculo obedecendo a legislação de transito e normas vigentes de circulação e parada de veículo, e que o local escolhido não se localize fora do itinerário do transporte coletivo e urbano municipal”, escreveu Geverson Abel.
Ao mesmo tempo, as empresas de transporte público municipal devem realizar campanhas para divulgar a medida, caso o texto seja aprovado na Câmara Municipal de Goiânia e sancionado pelo Executivo da capital.
Atualmente, a matéria está em análise na comissão temática ao assunto, após ser aprovada em primeira votação pelos vereadores na última semana. Se o relatório dela for aprovado, o texto vai para segunda votação no plenário. Posteriormente segue para sanção do Paço Municipal, caso seja aprovado em definitivo.
Leia também:
Câmara se prepara para judicializar decreto de Cruz a respeito do Refis; Paço avalia entrar com ADI
Igor Franco e Lucas Vergílio são os nomes cotados para liderança de Mabel na Câmara