Com previsão de término em 5 meses, a Prefeitura de Goiânia iniciou nesta quarta-feira, 28, a primeira de obra para reconstrução do asfalta da Avenida Perimetral Norte. Ao todo, o asfalto será refeito em seis trechos da região, iniciando na Praça dos Expedicionários, no Setor Santa Genoveva, e no viaduto da GO-080, localizado no Jardim São Judas Tadeu. A reforma faz parte do Projeto 630 KM.

“A reconstrução do asfalto da Avenida Perimetral Norte tem sido pedida pela população há vários anos. Por isso, foi colocada como prioridade na gestão Rogério Cruz, dentro do Programa 630 KM”, ressaltou Denes Pereira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Segundo Denes, o cronograma de 150 dias será suficiente para terminar a obra. Ele também destacou que o local próximo a praça terá um asfalto pensado pelo alto tráfego de veículos pesados, como caminhões e ônibus, e comentou sobre a divisão das obras. “Foi feita em seis trechos pensando na mobilidade e no trânsito da região, com o objetivo de diminuir o máximo impacto para os condutores”, explicou.

Com início nesta quarta-feira, 28, a obra que está a cargo da empresa Construservice irá retirar o asfalto antigo e preparar a avenida para a colocação da nova capa asfáltica. “Estamos resolvendo os problemas da cidade”, ressaltou o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). “Este era um gargalo que a população pede há anos, reforma da Perimetral Norte, e vamos fazer isso agora, completou.

Prefeito Rogério Cruz e secretário Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, dão início às obras de reconstrução asfáltica da Avenida Perimetral Norte. Foto: Fabrício Vera

Ao longo dos próximos 150 dias, a via de grande fluxo de veículos terá o trabalho inicial desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), que fará a interdição parcial e a sinalização da avenida durante a execução dos serviços, até o final da obra. Cerca de 50 máquinas e equipamentos serão utilizados no local.

Os trechos da obra ao longo dos 11,72 quilômetros da Avenida Perimetral Norte terão o trecho funcionando em pista reversa, o que poderá gerar um trânsito mais lento na região. Na medida em que a obra for avançando, os trechos finalizados serão liberados para o tráfego, e um novo será interditado para a obra. “Este é um grande anseio da população de Goiânia e de usuários que utilizam a via, que recebe um trânsito pesado em todos os horários. Vai melhorar a qualidade de tráfego de quem passa por ela”, afirma Denes Pereira.

A obra será dividida nos seguintes trechos:

Trecho 1
Praça dos Expedicionários, no Setor Santa Genoveva, ao Viaduto da GO-080, no Jardim São Judas Tadeu.

Trecho 2
Viaduto da GO-080, no Jardim São Judas Tadeu, até a Avenida Pedro Paulo Souza, no Setor Goiânia 2.

Trecho 3
Avenida Pedro Paulo Souza ao Complexo Viário Iris Rezende Machado (Avenida Goiás Norte), no Setor Granja Cruzeiro do Sul.

Trecho 4
Complexo Viário na Goiás Norte, no Setor Granja Cruzeiro do Sul, até a Avenida Eurico Viana, no Jardim Diamantina.

Trecho 5
Avenida Eurico Viana, no Jardim Diamantina, até a Avenida Hermínio Perné Filho, na Vila Maria Dilce.

Trecho 6
Avenida Hermínio Perné Filho, na Vila Maria Dilce, até a GO-070, no Bairro Capuava