O novo titular da Secretaria da Eficiência, Fernando Peternella, foi apresentado nesta segunda-feira, 17, pelo prefeito Sandro Mabel (UB). Empresário, o comandante da nova pasta criada nesta gestão falou sobre desburocratização. Ele contou que essa foi a determinação do líder do Executivo goianiense quando assumiu o cargo.

“Eu sempre estive do outro lado do balcão, tenho trinta anos de experiência lidando com isso, tentando resolver problemas com ministérios e órgãos. O nosso trabalho é para mudar isso, para que o cidadão tenha facilidade ao resolver suas questões junto ao município. A nossa função é desburocratizar e atender à população”, contou o secretário, em entrevista coletiva.

Segundo Peternella, sua função como secretário de Eficiência será justamente desburocratizar, e ele pretende utilizar sua experiência no setor privado. Considerado um nome técnico, o secretário trabalha com Mabel há duas décadas, desde quando o prefeito era empresário e durante o mandato como deputado federal.

“Eu estou no mesmo ritmo do prefeito”, garantiu o novo titular da pasta. “Conversamos na sexta-feira até tarde, e continuamos no sábado e domingo tratando de várias questões. Hoje tivemos nossa primeira reunião. Agora será um processo de aprendizado e entendimento para melhorar a situação. O prefeito falou claramente sobre a necessidade de melhorar a vida da nossa população, e estamos trabalhando para isso”, afirmou.

No mesmo tom em prol da desburocratização, o prefeito também contextualizou que a pasta criada em sua gestão aproveita estruturas de outras secretarias. Ele aponta que o novo formato permite celeridade para as demandas e ainda desafoga outras secretarias, como a de Administração.

“A pasta aproveitou a diminuição de algumas secretarias que fizemos para que ela fosse criada. Não aumentamos o número de secretarias e não há custo adicional, mas ela terá uma eficiência muito maior. As decisões serão mais rápidas, poderemos analisar um número maior de processos e tudo terá prazo”, garantiu o prefeito.

Mabel ainda defendeu mais iniciativas voltadas para desburocratizar a cidade, incluindo projetos na própria Secretaria de Eficiência e em outras pastas.

“Vamos reduzir uma série de exigências e faremos o processo o mais declaratório possível. Quando o responsável declarar que algo está correto, vamos acreditar que é verdade, mas isso não elimina a possibilidade de fiscalização. Se precisarmos fiscalizar, faremos para garantir que Goiânia melhore e tenha melhores condições para todos”, declarou o prefeito.

Recém-criada por Mabel, a pasta da Eficiência é responsável pela fiscalização das normas e regulamentos das atividades econômicas, incluindo o Código de Posturas. Também será responsável pela fiscalização de agentes poluidores na cidade, abrangendo desde a poluição da água até a sonora, por exemplo.

Além disso, a pasta de Peternella realizará vistorias para o licenciamento de atividades, como vendedores ambulantes, camelôs, feirantes e pit dogs, e para a instalação de publicidades e propagandas visuais pela cidade.

Blindado

Durante o discurso de apresentação, Mabel pediu para que o secretário não faça entrevistas pelos próximos 15 dias. O motivo seria para que a administração municipal possa se inteirar a respeito da pasta e das próximas demandas.

“Quero te pedir para que, nos próximos 15 dias, você não atenda ninguém, nem faça entrevistas. Vamos nos inteirar sobre como vai funcionar a secretaria, que está ligada diretamente a mim. Então, vamos trabalhar para que isso possa funcionar”, disse Mabel, em discurso no Paço Municipal.

Pontuando que a pasta da Eficiência era a única sem secretário definido, antes da desistência do vereador Lucas Kitão (UB) em assumir a Secretaria de Gestão, Negócios e Parcerias, Mabel enfrentou dificuldades para encontrar um nome. O prefeito recebeu várias respostas negativas de pessoas ligadas ao setor produtivo até chegar a Peternella.

Leia também:

Lucas Kitão pode desistir de secretaria e seguir como vereador em Goiânia