Nesta segunda-feira, alunos de Goiânia voltam às aulas sem material escolar

20 janeiro 2024 às 17h49

COMPARTILHAR
Com a proximidade do início do ano letivo na rede municipal de ensino de Goiânia, marcado para a próxima segunda-feira, 22, pais de alunos expressam preocupação devido à demora na entrega dos kits escolares, que estão faltando itens básicos como estojo e uniforme. O Jornal Opção buscou esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Educação no início da semana, e após negarem a existência de atrasos, a Secretaria emitiu uma nota neste sábado afirmando que o problema será resolvido “nos próximos dias”.
Segundo informações obtidas pelo Jornal Opção, o atraso na entrega dos kits se deve às contratações sem licitação realizadas pela Secretaria Municipal de Educação em dezembro do ano passado, cujo valor total superava R$ 130 milhões. A um jornal local, a pasta justificou tais contratações alegando a necessidade de reforçar o aprendizado em Português e Matemática dos alunos do ensino fundamental após avaliações internas.
De acordo com interlocutores do Jornal Opção, esta situação gerou atrito entre a prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, comandada pelo PP, resultando no atraso na distribuição do material escolar para as crianças da rede municipal.
A nota enviada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Goiânia destaca que “O processo de compra dos uniformes também está em fase final e tão logo seja concluído, as empresas entregarão diretamente nas unidades educacionais”.
Pais e alunos relataram não ter recebido nenhum item dos kits escolares até o momento. Uma fonte afirmou até ter sido orientada pela direção da escola a adquirir com recursos próprios o material da filha. Em resposta, a Secretaria de Educação ressaltou que tal prática não é autorizada e afirmou que irá apurar as unidades que estejam exigindo isso. Além disso, a SME Goiânia disse que enviou um ofício para toda a rede educacional informando que tal solicitação não é permitida.
No portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia consta o registro em andamento para contratação de uma papelaria que fornecerá os kits para os alunos. O valor estimado do contrato é de R$ 4,7 milhões e o processo teve início em 24 de julho.
Os kits destinados aos alunos do 3º ao 5º ano incluem: 2 apontadores com depósito, 3 borrachas escolares, 4 cadernos brochurão com 80 folhas, 1 caderno de desenho com 96 folhas espiral, 2 canetas hidrográficas, 1 cola branca 90g, 2 colas coloridas, 2 lápis de cor, 5 lápis grafite e 1 tesoura sem ponta.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação esclarece que o processo de aquisição dos materiais escolares está em andamento e os kits serão entregues nas próximas semanas.
A pasta afirma ainda que não autorizou nenhuma unidade educacional a realizar a solicitação de material e fará apuração para orientar as unidades que por ventura estejam exigindo.
Nesse sentido, a SME Goiânia pontua que encaminhou o ofício n° 3/2024 para toda a rede, informando que não é permitido essa solicitação.
O processo de compra dos uniformes também está em fase final e tão logo seja concluído, as empresas entregarão diretamente nas unidades educacionais.
A pasta destaca que a entrega de Kits escolares não era uma prática constante das gestões anteriores, e afirma que o compromisso da atual gestão com a Educação é prioridade e a entrega desses materiais contribuem significativamente com o aprendizado dos estudantes.
*Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de Goiânia*