Mabel inicia campanha para atender população em situação de rua de Goiânia

16 agosto 2025 às 10h31

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia promoveu na manhã deste sábado, 16, a 3ª Ação Saúde Solidária voltada para assistir as pessoas em situação de rua da Capital. A iniciativa, que acontece na Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), visa atender entre 150 a 200 pessoas em vulnerabilidade social que estão localizadas na região central.
O Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), afirmou que a ação quer garantir a dignidade à população e prevê uma série de ações nas próximas semanas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, com a meta final de que a situação esteja sanada até o final do ano. “Nos estamos fazendo um trabalho onde retornamos a dignidade para essas pessoas. Durante a noite a gente tem tirado as pessoas de noite frias e acolhidos elas nos Centros de Acolhimento”.
O programa conta com apoio da instituição Lions Clube Goiânia Flor de Ipê, a mesma organização que faz a gerência do Hospital de Olhos. Segundo o gestor, o grupo participa através de exames oftalmológicos e faz apoio operacional do mutirão.
Serão oferecidos: serviços de atendimento odontológico e médico em cinco especialidades; corte de cabelo e cuidados de higiene pessoal; orientação jurídica e confecção de currículos e encaminhamento para serviços de acolhimento e assistência social. A expectativa é que a ação ocorra até às 14h de forma gratuita a população.
Para a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Erizânia de Freitas, esta é a primeira de várias ações que devem acontecer no segundo semestre de 2025. Sobre isso, adiantou que a Prefeitura deve integrar um novo mutirão em conjunto com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), ao qual deve percorrer a cidade no período noturno para atender essa população em situação de vulnerabilidade. “Existe toda uma rede de apoio e o 3° setor entra para contribuir”, afirmou ao Jornal Opção.
A ação deve fazer parte da campanha nacional do Dia de Luta da População em Situação de Rua, que acontece nesta próxima terça-feira, 19. Ainda adiantou que no dia seguinte, na quarta-feira, 20, o prefeito deve se reunir com representantes para discutir as principais demandas e métodos de trabalho para assistir as pessoas em situação de rua.