Mabel destina área do antigo Cine Canoeiro para complexo esportivo no Setor Santa Genoveva
23 janeiro 2026 às 16h29

COMPARTILHAR
A área do antigo drive-in Cine Canoeiro, com cerca de 11,1 mil metros quadrados, foi destinada à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O espaço, que vinha sendo utilizado como depósito de veículos abandonados pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), deverá receber o Complexo Esportivo do Setor Santa Genoveva, conforme antecipou o Jornal Opção em outubro do ano passado. Segundo a pasta, as obras devem começar ainda neste ano e o custo está previsto em R$ 12 milhões.
Localizada entre as ruas Pacova e Xavante, e as avenidas Interlândia e Brasil, no Setor Santa Genoveva, a área pública municipal (APM) era objeto de três processos administrativos. Além do pedido da Semel, articulado junto ao vereador Thialu Guiotti (Avante), havia solicitações da própria SET e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que chegou a obter cessão de uso do imóvel, mas nunca executou o projeto previsto.
Segundo os pareceres técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico (Seplan), não há impedimentos técnico-urbanísticos para a implantação do complexo esportivo. A análise também apontou que a ocupação atual do imóvel pelo órgão de trânsito ocorre sem instrumento jurídico formal, além de destoar da função social esperada para um bem público em área urbana consolidada.
Com previsão de início das obras ainda neste semestre, a Semel informou que o próximo passo, após a autorização do prefeito, será a retirada das carcaças de veículos do local. O terreno abriga centenas de automóveis e foi atingido por um incêndio em 2024, que destruiu cerca de 160 veículos.
Em outubro, o Jornal Opção informou sobre o projeto de um complexo esportivo multifuncional na região Norte de Goiânia. Conforme apurado na época, o plano prevê a construção de um ginásio multiuso, com espaços de convivência e lazer. O projeto também contempla doze quadras poliesportivas cobertas, seis quadras de areia, uma pista de skate, academia ao ar livre e pista de caminhada.
O objetivo seria transformar a capital em um polo de referência esportiva, com a criação de um espaço para atividades esportivas, programas educacionais e ações sociais voltadas à promoção da saúde, cidadania, prevenção à violência e desenvolvimento humano. Paralelamente, o local poderia receber grandes competições, como o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) busca trazer para a cidade, e o Circuito Mundial de Skate (World Skateboarding Tour – WST).
A idealização do complexo foi de Guiotti, que destinou R$ 1,4 milhão em emenda impositiva para o projeto. Houve também articulação do presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) sinalizou interesse em destinar emenda à iniciativa.
Leia também: Área de antigo drive-in no Setor Santa Genoveva pode virar complexo esportivo em Goiânia

