Mabel defende comitê e inteligência artificial para acelerar processos na Prefeitura de Goiânia
25 setembro 2025 às 11h06

COMPARTILHAR
*Com informações de João Reynol
O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou nesta quinta-feira, 25, mudanças nos processos administrativos da Prefeitura de Goiânia. Segundo o chefe do Executivo, a reestruturação está sendo feita com o objetivo é para reduzir o tempo de licitações e acelerar obras e serviços. Por exemplo, ele cita que procedimentos que levavam 150 dias podem ser concluídos em 40 dias apenas, com auxílio da inteligência artificial.
“Ontem, modificamos alguns sistemas da Prefeitura, reduzindo o prazo de licitação”, contou Mabel, em entrevista coletiva. “Por exemplo, uma licitação que antes levava 150 dias agora é concluída em 40 dias. A lei estabelece prazos que variam de cinco a 60 dias, ou de três a 15 dias, dependendo do tipo de procedimento. Desde então, precisamos acelerar esses processos. Hoje, com o uso de inteligência artificial, é possível elaborar um termo de referência que antes demorava um mês em apenas três minutos”, acrescentou.
Por exemplo, Mabel cita que um termo de referência, documento para processos de processos de compras, licitações ou contratações públicas, pode ser feito em três minutos com o uso da inteligência artificial. “Se quiser comprar qualquer coisa, é só me falar que eu passo o termo de referência, seja para um carro, um avião ou qualquer outro item. Eu posso enviar o termo de referência pelo celular. Então, não há razão para a gente manter esse processo demorado”, defendeu.
Ao mesmo tempo, o prefeito conta que busca instalar um comitê para redigir os pareceres na hora certa e acelerar os processos na Prefeitura de Goiânia. “Estamos adotando um sistema de comitê, com reuniões em que todos os assessores, atrás dos computadores, discutem os problemas, elaboram o parecer na hora e já saem com a decisão pronta. O mandato é muito curto, por isso precisamos acelerar, e vamos acelerar”, contou.
Por fim, com os processos sendo agilizados e economias realizadas neste ano, Mabel voltou a prometer que realizará R$ 3 bilhões em obras por ano na capital a partir de 2026. “São muitas obras, e se eu não licitar, vou acabar ficando com o dinheiro parado no caixa”, pontuou.
Aniversário de Goiânia
Segundo Mabel, a Prefeitura não realizará nenhum evento de grande porte com dinheiro público no aniversário de Goiânia, que será no dia 24 de outubro, mas não descartou iniciativas com patrocínio. “Vamos fazer uma série de atividades programadas em todos os bairros. Ainda não temos um mega show na programação, não conseguimos patrocinador para isso, mas dinheiro meu, eu não vou fazer”, afirmou.
O prefeito ressaltou que entre as ações que devem ocorrer no aniversário da capital estão corridas de rua, shows de pequeno porte e cantata nos bairros.
Leia também: Após danos causados pela chuva, Mabel diz que “não vai gastar tempo com grama sintética”
