O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou nesta sexta-feira, 7, que os primeiros corredores com semáforos inteligentes serão nos cruzamentos das avenidas Castelo Branco e Mutirão, e das avenidas Jamel Cecílio e 136. Segundo o líder do Executivo, seu plano é que a capital tenha, dez corredores já no primeiro semestre.

“Esses corredores já sofreram uma série de intervenções para fluidez do trânsito, incluindo mudanças nos estacionamentos, alargamento das vias e outras medidas, mas agora passarão a ter cuidados inteligentes. Esses semáforos serão controlados de um centro de comando próprio”, disse o prefeito. Anteriormente, ele havia anunciado a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte no Plano Nova Mobilidade.

Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) pretende firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas do setor privado.

Segundo o prefeito, os primeiro corredores serão concretizados até o final do mês de março, mas pretende expandir a ideia. “Até o final do ano que vem, vamos ter todos os semáforos e sinais de trânsito sincronizados e inteligentes, criando uma cidade mais ágil e eficiente”, prometeu.

Além dos semáforos inteligentes, Mabel defendeu a medida de conversão livre à direita. Segundo o prefeito, a cidade já possui mais de 70 pontos com a liberação. No entanto, o objetivo é alcançar 360 pontos até o final do ano, com dez novos pontos liberados por semana.

Câmeras pela cidade

Mabel também defendeu uma parceria com a Polícia Federal para implementação de câmeras com reconhecimento facial. Por exemplo, ele citou que em menos de dois anos, a cidade terá um sistema de segurança com dados em tempo real para detectar a criminalidade. “A tecnologia estará cada vez mais presente e Goiânia será uma cidade inteligente”, destacou.

Leia também:

Vereadores iniciam legislatura com mais de 20 requerimentos solicitando informações à Prefeitura de Goiânia