O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), vive a expectativa de ser autorizado pela Justiça para ser candidato a prefeito de Goiânia. Para o advogado Júlio Meirelles, ele terá permissão para concorrer ao pleito eleitoral em 2024.

A questão de Mendanha deve ser avaliada pela Justiça porque o político foi prefeito por dois mandatos em uma cidade limítrofe, no caso Aparecida. No primeiro semestre de 2022, ele deixou o cargo para se candidatar ao Governo de Goiás.

“Gustavo não é mais prefeito de Aparecida de Goiânia. Renunciou no início do ano de 2022 para concorrer ao cargo de governador do estado de Goiás. Isso deve ser analisado com o peso que merece levando-se em consideração o objetivo da regra eleitoral que traz a proibição”, argumenta Meirelles.

“A legislação eleitoral sempre esteve em constante alteração. A jurisprudência das cortes eleitorais também. Isso é louvável, diga-se de passagem. Com a antecedência de um ano prevista na Constituição, é muito importante que as regras das eleições sejam sempre aperfeiçoadas, pois as práticas eleitorais também sempre mudam e a sociedade vive em constante evolução. A análise das cortes eleitorais deve sempre ser feita com base no caso em concreto”, completa.

O especialista também defende que “as circunstâncias que envolvem o caso do Gustavo têm particularidades que merecem atenção especial. Tenho a certeza de que alguns pontos pontos importantes serão considerados pela Justiça Eleitoral. A resposta pode ser favorável”.

Pesquisa

Uma pesquisa do Goiás Pesquisas, encomendada pelo portal Mais Goiás e divulgada no domingo, 18, revelou que Mendanha está em primeiro lugar na espontânea, quando não se dá nomes como opção para o eleitor escolher. De acordo com esses números, o ex-prefeito de Aparecida aparece com 9,62%.

“Feliz demais por meu nome ter aparecido em 1⁰ lugar na pesquisa espontânea de intenção de votos para prefeito de Goiânia. É o que sempre falo: toda decisão que tomo tem como base a voz das ruas. Se for da vontade de vocês, e houver viabilidade jurídica, meu nome está à disposição”, publicou o ex-prefeito em suas redes sociais.

Em segundo, atrás de Mendanha, aparece o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), com 3,17%. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) é o terceiro, com 3,05% e, por fim, o vice-governador, Daniel Vilela (MDB) fecha os quatro primeiros, com 2,92%.

A pesquisa ouviu 821 pessoas em nove regiões de Goiânia com 18 anos ou mais, entre os dias 12 e 16 de junho deste ano. Ao todo, 54,58% foram mulheres e 45,42% homens. De acordo com o instituto responsável, a margem de erro é de 3,42% para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%.