A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia vai instalar 58 sensores de vídeo detecção na nas próximas semanas. Os equipamentos, chamados de semáforos inteligentes, são capazes de detectar automaticamente a presença de veículos e sua velocidade, e de enviar as informações para um controlador de tráfego. Este servidor, por sua vez, pode aumenta ou diminui o tempo semafórico para reduzir engarrafamentos.

A Prefeitura de Goiânia iniciará a implantação pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, que recebe alto número de veículos e possui grande número de cruzamentos semaforizados. Também é uma importante via de escoamento para uma região com diversos condomínios, rota de saída para GO-020, que leva às cidades vizinhas da Região Metropolitana, BR-153, e ser um ponto de acesso a grandes polos geradores de tráfego. Outras importantes vias, como a 24 de Outubro, também receberão os equipamentos.

O secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia, explica que implantações farão com que os tempos semafóricos se adaptem automaticamente à necessidade de fluidez das vias. “Os detectores identificam a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles, informações necessárias para determinar o tempo de verde ou vermelho para aquele momento. Envia então um comando para o controlador de tráfego de maneira totalmente autônoma”, afirma.

Torrubia diz que o trabalho é uma das prioridades do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na área de Mobilidade Urbana. Goiânia possui uma das maiores frotas de veículos per capta do país: são 80 veículos para cada 100 habitantes. De acordo com os últimos dados da secretaria, a frota ativa é de 1.104.804 veículos.

“A gestão tem trabalhado em diversos projetos para 2024, todos no sentido de destravar a cidade. Não é uma tarefa fácil, e muitas vezes o condutor, no primeiro momento, não entende que aquela intervenção é realizada para destravar o trânsito e gerar economia de tempo, mas enfrentamos o desafio. Um exemplo de sucesso é a Segunda Radial com a Emílio Póvoa, onde recebemos feedback positivo porque conseguimos criar um grande corredor e hoje o condutor tem economia de tempo e fluidez. Outro exemplo são as intervenções para retirar o terceiro tempo semafórico dos cruzamentos”, diz Marcelo Torrubia.