Goiânia adota nova estratégia de abordagem para ordenar comércio e reduzir conflitos
30 março 2026 às 13h19

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta segunda-feira, 30, mudanças nas operações realizadas por diferentes secretarias em ações na capital. Entre as alterações, o plano prevê intensificar a chamada “pré-abordagem” e treinar equipes para abordagens mais cuidadosas, com o objetivo de prevenir e reduzir a possibilidade de conflitos. A estratégia inclui aviso prévio e patrulhamento ostensivo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). As medidas também integram o conjunto de ações voltadas aos projetos para a região central da cidade, entre eles o programa “Morar no Centro”.
“Estávamos reunidos com o pessoal da GCM e da fiscalização porque não há por que fazer uma abordagem truculenta, não há motivo para isso. Temos que estar preparados até para uma eventual situação de confronto quando a situação esquenta, você sabe que todo mundo é humano. Às vezes, as pessoas acabam se exaltando. Por isso, estamos treinando as equipes exatamente para que as abordagens sejam feitas com cuidado e, mais do que isso, de forma preventiva. Toda a nossa equipe precisa estar preparada para uma situação como essa”, afirmou o prefeito Sandro Mabel (UB) durante a apresentação.
Além da GCM, também participam das ações a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (Semasdh). Segundo o prefeito, as medidas fazem parte de um processo de ordenamento urbano. Ele citou que o comércio informal, especialmente no Centro e na região da Rua 44, prejudica a circulação e compromete a segurança.
“Precisamos nos programar cada vez melhor quando vamos atuar em uma região”, disse Mabel, após mencionar que a gestão já realizou cerca de mil abordagens. “Dentro disso, entendemos que as abordagens precisam ter mais cuidado, mas, principalmente, a pré-abordagem. Por exemplo, em uma região como a Avenida 24 de Outubro, ficamos 30 dias antes conversando com todo mundo, cadastrando, vendo quem quer uma banca, bolsa, aluguel social ou uma cesta básica”, acrescentou o prefeito.
Ao mesmo tempo, Mabel citou ações realizadas na Região da 44, na Avenida Anhanguera e na Avenida 24 de Outubro. Em sua apresentação, afirmou que houve 504 apreensões no ano passado e 149 neste ano, até o momento. Ele também mencionou uma queda de 75% nos casos relacionados ao tráfico de drogas e de 80% nos registros de furto e roubo, além de apontar melhoria na mobilidade urbana e ampliação do comércio legalizado.
O prefeito também relacionou as ações a um plano maior de revitalização do Centro de Goiânia. Ele voltou a citar o projeto “Morar no Centro”, que pretende levar cerca de 10 mil moradores, em 3 mil imóveis, para a região, além de intervenções urbanas e reorganização do comércio, como a padronização de fachadas em vias do Setor Central. O prefeito também afirmou que enviará o projeto hoje para a Câmara Municipal.
Leia também: Prefeitura prepara projeto de requalificação de fachadas do Centro de Goiânia

