*atualizada às 13h de 11 de agosto para inserção de nota do HC

Residentes do Hospital das Clínicas (HC) e da Maternidade Dona Iris denunciam ao Jornal Opção que integrantes da Chapa 1 (situação) tem feito campanha para eleições do Cremego 2023 dentro das instalações públicas. “Aqui no HC passamos por uma situação constrangedora. Fomos convocados para uma reunião onde acreditávamos que seria para tratar de um colega que tirou a própria vida recentemente, mas chegamos lá e era para pedir votos”, disse uma das fontes. Outro residente que também preferiu não se identificar relatou que “durante uma reunião da residência – para planificação dos métodos de avaliação – os médicos apresentaram os programas e aproveitaram para pedir votos”, informaram.

Eles contam que amanhã, 10, haverá uma visita de integrantes dessa chapa ao Hospital Geral de Goiânia (HGG). No roteiro de vista, não existe qualquer especificação política. Outro residente explica esses pedidos de votos vem “sempre dentro de outras reuniões”.

Documento com roteiro de visita médica. Foto: reprodução

O edital das eleições veda esse tipo de conduta em seu artigo 64 já que afetaria a igualdade de oportunidades entre candidatos e chapas eleitorais.

No texto do edital, que é a lei que regula as eleições, a vedação é explícita: “usar, em benefício de candidato ou chapa eleitoral, bens móveis ou imóveis pertencentes à Administração Pública direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal, dos territórios, dos municípios e dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina”.

A legislação vai além e diz que essas ações podem ser caracterizadas como atos de improbidade e por isso poderão ter sanções de caráter constitucional, administrativo, penal ou disciplinar fixadas pelas demais leis vigentes.

A reportagem procurou as assessorias do HC e da maternidade Dona Iris, mas até o prazo de fechamento da reportagem eles não se manifestaram. Também buscamos integrantes da chapa 1, que não atenderam as ligações. O espaço permanece aberto para as manifestações.

Leia mais: Guerra no Cremego 2023: sob ameaça de impugnação, chapa 2 continua na disputa até decisão nacional

Em nota, o Hospital das Clínicas da UFG vinculado à Rede Ebserh informa que a direção do hospital desconhece qualquer reunião que tenha sido feita nas dependências da unidade com caráter eleitoreiro para a realização de campanha para as eleições do Cremego 2023. A direção informa ainda que não realizou nenhuma convocação de residentes para reunião geral nos últimos dois meses.
A direção do HC-UFG/Ebserh esclarece que qualquer irregularidade será apurada e que as denúncias podem ser feitas diretamente na Ouvidoria da instituição.
A direção do HC-UFG diz ainda que não pode impedir a manifestação individual dos profissionais em apoio a qualquer uma das chapas.