Conheça as três primeiras vereadoras eleitas em Goiânia

25 abril 2024 às 11h29

COMPARTILHAR
Com a dissolução do Estado Novo e o fim da ditadura de Getúlio Vargas, o Brasil voltou a ter eleições. A volta dos pleitos também “renasceu” o Legislativo municipal no país, incluindo a Câmara Municipal de Goiânia, que retomou as atividades em 1947. Entre os 16 parlamentares eleitos, três mulheres foram escolhidas.
Ana Pereira Braga, Julieta Fleury da Silva e Maria José Oliveira foram eleitas na 1ª Legislatura goianiense (os vereadores eleitos anteriormente não completaram o mandato, visto que Vargas fechou o Legislativo. Com isso, considera-se a 1ª Legislatura a eleita em 1946) . Entretanto, apesar conseguirem as cadeiras durante as eleições, elas ainda precisaram continuar lutando para seguir no mandato. Um exemplo seria o caso da terceira parlamentar citada.
Maria José teve o mesmo número de votos de outro candidato, Agenor Rodrigues Chaves, por isso o caso precisou ir para a Justiça para conseguir a cadeira. Até a decisão ser favorável a ela, os dois políticos disputavam a cadeira na Casa igual crianças na escola. Quem chegasse primeiro na Câmara Municipal durante o dia de sessão, ocuparia o assento.
No fim das contas, a vereadora venceu a disputa judicial porque o critério foi a idade avaliada. Maria José era meses mais velha que seu concorrente.
Outro problema que o trio de vereadoras viveu foi a ausência de banheiro feminino no prédio do Parlamento. Na época, a primeira sede, localizada na Avenida Goiás, tinha apenas uma instalação para homens. Por isso, um projeto emergencial foi desenvolvido para adequar as novas necessidades.
A pioneira
Apesar de três mulheres terem sido eleitas para a 1ª Legislatura em 1946, Ana Braga é lembrada como a “primeira mulher eleita para vereador em Goiânia”. Nascida no município de Peixe em 1923, na época em Goiás e atualmente localizado no sul Tocantins, Braga é formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela também se licenciou em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), além de bacharel em História e Geografia pela mesma instituição.
A primeira vereadora eleita de Goiânia só entrou para a política em 1945, com 22 anos. Ana Braga foi fundadora do diretório regional da União Democrática Nacional (UDN) no estado, partido em que concorreu ao pleito e foi eleita dois anos depois. Dentro da sigla, ela foi aliada de Jerônimo Coimbra Bueno, eleito governador de Goiás na mesma eleição.
Em 1958, Ana Braga se tornou deputada estadual. A parlamentar foi ativa na defesa dos direitos das mulheres e no incentivo à participação feminina na política. Depois, foi primeira-dama de Porangatu, visto que se casou com o ex-prefeito Trajano Machado Gontijo. Ana Braga faleceu em 2023.
Leia também:
Morre a escritora, professora, ex-vereadora por Goiânia e ex-deputada Ana Braga
Primeira mulher vereadora por Goiânia, Ana Braga acreditava que estava fazendo uma revolução