Imagens que circulam nas redes sociais mostram um flagrante de irresponsabilidade cometido por um motorista na BR-060, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira, 18. O vídeo feito por um motorista que seguia no mesmo sentido mostra o carro transitando pela rodovia com a porta traseira aberta. A imagem tem oito segundos e não foi informado se o motorista percebeu que a porta estava aberta.

Segundo o inspetor Newton Morais, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), caso o motorista tivesse sido abordado, ele seria autuado e receberia multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira por infringir o art. 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.

Caso na fiscalização ficasse constatado que as fechaduras estão com problemas, receberia mais uma autuação pelo art. 230, inciso 18 do CTB: dirigir o veículo em mau estado de conservação. Neste caso, ele perderia mais cinco pontos na CNH e receberia multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo até a regularização.

O policial diz que a situação como essa atípica e alerta aos motoristas: “Quando o condutor sair para dirigir precisa verificar os retrovisores, pneus e se as portas estão devidamente fechadas. É proibido colocar a vida alheia em risco. Nota-se, portanto, que essa cautela é um obrigação tanto daquele que é habilitado (condutor), e em tese tem conhecimento das regras de circulação e segurança, quanto daquele que está única e exclusivamente na condição de passageiro, que até analfabeto pode ser”, adverte.