A Câmara de Goiânia está sem o 1º vice-presidente desde a saída de Clécio Alves (Republicanos) para assumir o mandato como deputado federal. Apesar do regimento interno estabelecer prazo de 15 dias para definir o substituto, a vaga até hoje não foi ocupada. Entretanto, o cenário pode mudar a pedido do Paço Municipal.

Segundo informações que circulam pela imprensa goiana, a Prefeitura pode solicitar a retomada das discussões sobre a vice-presidência na próxima semana. Claro que o Executivo deseja que o nome escolhido seja alguém de sua preferência. Por isso, um dos favoritos pode ser Isaías Ribeiro (Republicanos), atual 2º vice-presidente.

Ribeiro é do mesmo partido do prefeito Rogério Cruz, o Republicanos, além de ser considerado um dos principais nomes da base dentro da Casa. O parlamentar também é elogiado pelo presidente Romário Policarpo (PRD). Por isso, a migração de segundo para primeiro é uma das que mais fazem sentido entre as especulações.

A disputa pela vaga na Mesa Diretora pode ser bem acirrada e vários vereadores podem concorrer. Anteriormente, o Jornal Opção trouxe diversos nomes que poderiam estar de olho na cadeira de 1º vice-presidente, incluindo Sabrina Garcez (Republicanos), Thialu Guiotti (Avante), Kátia Maria (PT), Henrique Alves (MDB), Dr. Gian (MDB) e Sandes Júnior (PP).

Atual Mesa Diretora da Câmara no 2º biênio da 19ª Legislatura (2023-2024):

Presidente – Romário Policarpo (PRD)

1º vice-presidente – vago

2º vice-presidente – Isaías Ribeiro (Republicanos)

3º vice-presidente – Sandes Júnior (PP)

4ª vice-presidente – Léia Klebia (Podemos)

1º secretário – Anselmo Pereira (MDB)

2º secretário – Juarez Lopes (PDT)

3ª secretária – Aava Santiago (PSDB)

4º secretário – Leandro Senna (Solidariedade)

Corregedor – Joãozinho Guimarães (Solidariedade)