A construção da nova Base de Comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia está perto de virar realidade. O terreno, que será doado pela prefeitura, tem 6 mil m² e fica localizado na região do Park Lozandes, próximo ao Paço Municipal e em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A nova edificação deve ter cinco andares.

O projeto de construção segue em fase final. A base será construída com verba federal, destinada por emendas parlamentares, e contrapartida da Prefeitura de Goiânia. A atual sede da corporação fica na Vila Santa Tereza, ao lado Companhia de Urbanização (Comurg).

O presidente da GCM, Wellington Paranhos, explicou que o prédio vai abrigar Presidência, Comando, Subcomando, Chefia de Gabinete, além de todas as diretorias da Guarda. Apesar disso, nem todos os comandos ficarão centralizados no novo prédio, por questão de logística. “Os comandos regionais são distribuídos em Goiânia. Não tem como concentrar porque perde o fluxo operacional”, diz ao Jornal Opção.

Paranhos defende a importância da mudança de local, destacando a atual sede está num local antigo. Segundo ele, a Prefeitura de Goiânia realizou reformas no espaço, mas ele ainda não acomoda todas as necessidades da instituição. “Precisamos de um espaço moderno para dar qualidade melhor aos agentes e prestar um serviço melhor à população. O prédio vai estar bem localizado. Nós precisamos da aproximação com o chefe do Executivo municipal, além dos poderes públicos”, pontua.