Foi histórica a chegada do Boeing 757-200 da empresa aérea JetMagic ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, na noite da sexta-feira, 9. Por dois motivos: o mais óbvio, claro, a aeronave veio com a banda Guns N’ Roses, que faz concerto inédito na cidade.

O segundo é que, segundo texto do site Aeroin.net, o próprio pouso do jato representou um momento singular. O portal FlightRadar24, uma plataforma de rastreamento de voos, acompanhou o avião saindo às 20h30 da capital carioca, onde a banda se apresentou no Rock in Rio, e aterrissando uma hora e meia depois em solo goiano.

Não foi a primeira vez de um Boeing 757 em Goiânia – antes, aviões da American e Delta com destino a Brasília já foram desviados para o aeroporto goiano –, mas esta foi a estreia do terminal provendo o serviço completo a uma aeronave de código D – nos casos anteriores, envolvendo os voos alternados, os aviões ficaram retidos em pistas de táxi e não se aproximaram do terminal.

A equipe da CCR Aeroportos, concessionária do terminal, trabalhou por várias semanas na viabilização da operação em caráter de exceção, já que a aeronave excede as características estabelecidas pelas normas da Certificação Operacional Provisória do aeroporto, estabelecidas pela Portaria 7.300, de 17 de fevereiro deste ano.

A autorização especial foi necessária a fim de assegurar que o Boeing 757-200 pudesse operar com segurança, dado que sua envergadura, comprimento e peso são superiores às aeronaves que operam atualmente no local. Assim, a equipe técnica da CCR precisou realizar análises e estudos, bem como determinar medidas mitigatórias para garantir que as operações se enquadrassem nos parâmetros de segurança estabelecidos pelo RBAC 154 – Emenda 07, RBAC 153 – Emenda 06 e demais diretrizes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, atualmente é certificado para operação de aeronaves cujo código de referência é “4C”. As aeronaves de categoria “D”, por sua vez, são aquelas que têm entre 36 metros e 52 metros de envergadura. O número que acompanha refere-se ao comprimento de pista necessário para a operação. No caso, o Boeing 757 é um avião da categoria “4D”.

O “4” se refere ao tamanho da pista homologado para operação. No caso, o Santa Genoveva tem pista de 45 metros de largura por 2.500 metros de extensão, sendo 2.286 metros o que está homologado ao uso. Já a letra se refere à envergadura da aeronave: se “C”, de 24 a 36 metros; se “D”, como é o caso do 757, de 36 a 52 metros.