Após tentar eleição para vereador em Goiânia e não obter sucesso, o ex-secretário de Cultura de Goiânia retorna para a pasta. Em meio à crise no setor artístico, Zander Fábio assumiu a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em abril de 2021. Deixou a pasta em abril de 2024 para se candidatar a vereador, sob denúncia de não pagamento do cachê de artistas que participaram de eventos promovidos pela Secretaria. Agora, no fim de outubro de 2024, Zander retorna à Secult.

O candidato pelo Podemos recebeu 3.282 votos e não conseguiu um espaço na Câmara Muncipal de Goiânia. Sendo assim, ele substitui Eduardo Pereira de Souza na pasta cultural até o início da próxima gestão, onde Sandro Mabel (UB) fará outra nomeação.

Histórico de Zander

Zander Fábio, ex-vereador por Goiânia, enfrentou uma série de processos judiciais ao longo de sua carreira pública. Em 2017, ele foi afastado temporariamente do cargo por decisão do juiz Marcelo Fleury Curado, que apontou a utilização do mandato parlamentar, na legislatura de 2013 a 2016, para supostas práticas ilícitas. Apesar do afastamento, Zander conseguiu retomar o cargo posteriormente.

Outro episódio ocorreu em 2020, quando o promotor Fernando Krebs, do Ministério Público de Goiás, apresentou denúncia alegando que Zander empregava um servidor estadual de maneira irregular. A denúncia foi baseada em uma investigação da Controladoria-Geral do Estado, mas o andamento do caso ainda não foi informado pelo ex-vereador.

Em 2015, ele enfrentou um processo na 10ª Vara Criminal de Goiânia, onde foi condenado a mais de nove anos por corrupção envolvendo a Companhia de Obras e Habitação de Goiânia (Comob), resultando na perda do mandato e suspensão dos direitos políticos. Um mandado de prisão foi emitido, mas Zander conseguiu evitar a detenção por meio de um habeas corpus.

Em 2021, sua nomeação como Secretário de Cultura de Goiânia pelo prefeito Rogério Cruz provocou protestos de entidades culturais, que se posicionaram contra sua escolha devido ao histórico judicial. Apesar de se defender das acusações, as questões judiciais continuaram a pesar sobre sua trajetória. Nesta semana, após nova condenação, Zander Fábio sugeriu que o desfecho tem relação política, já que ele planeja concorrer a um novo mandato como vereador.