O Cruzeiro anunciou a contratação de Fernando Diniz, ex-jogador do time em 2004, como novo treinador, substituindo Fernando Seabra. O contrato de Diniz e sua equipe, composta pelos auxiliares Eduardo Barros e Wagner Bertelli, tem duração até o final da temporada de 2025, evidenciando o compromisso de longo prazo do clube.

Diniz fará sua estreia à beira do gramado contra o Libertad, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. Já na última terça-feira, 23, o treinador comandou seu primeiro treinamento. Ele chega ao clube como atual campeão da Copa Libertadores com o Fluminense, em 2023, e com títulos importantes como a Recopa Sul-Americana de 2024 e os campeonatos estaduais de 2022 e 2023.

Na atual temporada, Diniz terá a oportunidade de conquistar um título continental inédito em apenas quatro jogos. Caso o Cruzeiro avance às semifinais, o adversário será o vencedor entre Lanús e Independiente Medellín. No Brasileirão, a equipe mineira ocupa a 7ª colocação e luta para garantir vaga na próxima Libertadores. A missão de Diniz será colocar o Cabuloso entre os seis primeiros colocados.

Nascido em Patos de Minas, Fernando Diniz estava sem clube há quase três meses, após deixar o comando do Fluminense devido a uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro, decisão que dividiu a torcida tricolor. Com uma carreira de técnico desde 2009, Diniz já passou por grandes clubes brasileiros como Athletico-PR, Fluminense, Vasco, Santos e São Paulo. Em 2023, ele também foi contratado pela CBF para comandar a Seleção Brasileira, onde teve uma passagem conturbada, com apenas duas vitórias em seis jogos.

Desempenho na Seleção Brasileira:

  • Primeira derrota em casa nas Eliminatórias;
  • Pior campanha da história da Seleção após seis rodadas, com apenas 7 pontos;
  • Primeira vez que o Brasil perdeu três jogos consecutivos nas Eliminatórias;
  • Fim de uma invencibilidade de 37 jogos;
  • Derrota para o Uruguai após 22 anos;
  • Primeira derrota para a Colômbia em Eliminatórias.

Polêmicas

Diniz também é conhecido por seu temperamento forte e algumas polêmicas durante sua carreira. Em 2023, ele foi o treinador mais expulso entre os times da Série A. Seu comportamento enérgico à beira do campo, muitas vezes envolvendo discussões com juízes e até com seus próprios jogadores, foi alvo de críticas. Um episódio marcante ocorreu em 2024, quando ele foi expulso após uma discussão com o atacante Luciano, durante uma partida entre São Paulo e Fluminense.

O estilo de jogo de Diniz é caracterizado pela posse de bola e pela saída organizada desde a defesa, similar ao futsal. Embora seu método seja elogiado por muitos, ele também é alvo de questionamentos, especialmente quando os resultados em campo não aparecem.

Leia também:

Por que Julia Maia, campeã de Breaking, não esteve nas Olimpíadas?

Mais uma vez, Endrick salva Brasil de outra atuação ruim da defesa