O Dia do Trabalhador foi comemorado com manifestações e show em diversas capitais do País. Em Goiânia, movimentos de esquerda e centrais sindicais se reuniram na Praça do Trabalhador. O lema das movimentações deste ano foi “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.

Os movimentos realizaram ainda atos políticos e culturais ao lado da antiga estação ferroviária, no Setor Central de Goiânia. Visitantes e trabalhadores foram atendidos com serviços de aferição de pressão e teste de Covid-19, corte de cabelo e distribuição de mudas.

Aparecida de Goiânia
Em Aparecida, a prefeitura promoveu shows e sorteios na Avenida Tropical, próximo ao Terminal Garavelo. Foram sorteadas três motos 160 cilindradas zero-quilômetro e um ano de compras em supermercado, além de outros brindes.

Trindade
O 1º de Maio foi de mãos à obra em Trindade, com força-tarefa executada pela prefeitura de Trindade em diferentes bairros. O cronograma de ações foi colocado em prática na região central, que ganhou roçagem manual, na Avenida Manoel Monteiro. O Setor Monte Sinai recebeu as equipes de retirada de entulhos.

Na região leste, teve início uma grande ação na Rua Carmo do Rio Verde, no Setor Maysa 2. O asfalto foi retirado e a terraplanagem já começou. Essa é a primeira parte dos serviço que vão deixar a rua com pavimentação nova. A localidade também recebeu roçagem manual. No Maysa 1, foi realizada uma operação tapa-buracos em ruas e avenidas do local.

São Paulo
Na capital paulista, os eventos de comemoração do 1 de maio contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista falou sobre a criação e finalização de três universidades federais:

Companheiro de São Paulo, nós vamos terminar a Universidade Federal do ABC, que estava para concluir e não foi concluída. Nós vamos inaugurar a Universidade Federal de Osasco. E nós vamos começar a fazer a Universidade Federal da Zona Leste. Quando Haddad era prefeito, ele doou o terreno, mas até hoje não colocaram nenhuma pedra.

Distrito Federal
Os movimentos se encontraram no Eixão da Asa Norte, que corta o Plano Piloto, em Brasília; e na praça da Feira Central da Ceilândia, a cidade mais populosa do Distrito Federal, localizada a 30 km do centro da capital federal.

Na Ceilândia, a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) organizou um ato político-cultural com o tema Emprego, Direitos, Renda e Democracia.

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é uma data celebrada em vários países do mundo e que, no Brasil, é feriado nacional. O dia faz memória a uma greve de trabalhadores que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, por melhores condições de trabalho. Por conta desta mobilização, o Dia do Trabalhador virou um marco da luta por direitos trabalhistas.