A grande final da Copa Sul-americana entre São Paulo e Independiente Del Valle, no dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina, poderá ser transmitido em canal aberto, pelo SBT, e no canal por assinatura ESPN. Até então, a transmissão para o Brasil se dava apenas pelo serviço de streaming da Conmebol.

Para esta final, entretanto, a entidade declarou que firmou uma parceria com a Claro e a Sky, permitindo a distribuição do sinal da partida para a TV local. A Rede Globo, que recentemente conseguiu trazer de volta a transmissão da Copa Libertadores da América – também perdida para a TV de Sílvio Santos –, manifestou o desejo em transmitir a decisão, mas o mais provável é que o SBT ganhe a batalha pelos direitos.

Por décadas, a Globo obteve os direitos dos principais torneios nacionais e internacionais, mas nos últimos anos vem perdendo espaço para Record, SBT e Bandeirantes. Além dos torneios que ficaram na mão do SBT, também perdeu os campeonatos Carioca e Paulista para a Record, a Fórmula 1 para o Grupo Bandeirantes. Entretanto, a emissora da família Marinho ainda continua com direitos importantes, como do Brasileirão, da Copa do Brasil, da volta da Libertadores e, é claro, da maior competição esportiva do mundo: a Copa do Mundo.

A decisão sairá no próximo final de semana, mas a chance de Sílvio Santos levar a melhor é de quase 100%. Tanto o SBT, quanto a ESPN, já tem garantido os direitos de transmissão da competição para o próximo ciclo que, vai de 2023 a 2026. Nesse sentido, o direito de transmitir a decisão seria concedido, dessa vez, como uma espécie de brinde para esses dois canais, por terem adquirido o pacote para o triênio.

*Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.