Sensação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o atirador turco Yusuf Dikeç venceu a medalha de prata na prova de equipes mistas de pistola de ar de 10 metros. Entretanto, ele ganhou a simpatia do público de redes sócias por conta do seu “estilo”. Sem muitos aparatos, turco realizou a prova com uma camisa simples e um simples óculos de grau.

Com 51 anos, a sua pose e estilo simplório, com uma precisão e técnica de alto nível, muitos cogitaram que turco seria um “agente secreto” do governo. Outros disseram que ele é o “John Wick” da vida real. E, é claro, tudo isso gerou inúmeros memes e comentários que deixaram o atirador famoso mundialmente por conta da internet.

Pelas redes sociais, Dikeç disse que ficou muito feliz com a repercussão que teve nas redes sociais e que se divertiu com os memes. “Estou muito feliz porque conseguimos trazer a primeira medalha olímpica da história do meu país (no tiro esportivo). Oitenta e cinco milhões de pessoas me enviaram orações e essa medalha pertence a eles também”, disse o “tiozão” mais famoso das Olimpíadas.

Além do desempenho e estilo durante a prova, o atirador também ganhou admiração do público por questões fora do esporte. Por exemplo, além de dançarino, ele também é dono de um gato e fotos dele com o bichano também viralizaram pelas mídias sociais.

Histórico militar

Formado em Educação Física pela Universidade de Gazi, o turco ingressou na Academia da Gendarmaria, a força militar da Turquia com funções policiais, em 1994, aos 21 anos. Dois anos depois, ele foi indicado para a Jandarma Gücü, a equipe esportiva das Forças Armadas do país, onde iniciou sua trajetória no tiro esportivo.

Ao longo de sua carreira, Dikeç acumulou diversas conquistas, incluindo o bicampeonato mundial em 2014 nas modalidades de pistola padrão 25 metros e pistola central de fogo 25 metros. No ano passado, ele ganhou prata no individual e na equipe com a pistola de ar 10 metros. Além disso, ainda garantiu o primeiro lugar em equipes mistas na mesma categoria em 2023 e 2024;