Punhobol: conheça o esporte que mistura vôlei com tênis e que o Brasil é potência mundial

20 agosto 2023 às 15h54

COMPARTILHAR
Pouco conhecido no Brasil, o punhobol pode ser considerado uma mistura de vôlei com tênis. Praticado em um gramado, o esporte conta com times de cinco atletas que precisam passar a bola para o lado adversário com o punho ou o ante-braço. Entretanto, apesar de pouco difundido no país, a modalidade é dominada pelos brasileiros.
Para praticar o esporte é necessário um campo de grama de 50 metros por 20 metros. O espaço é dividido em dois, com uma rede no meio, assim como no vôlei e no tênis. Apesar de tradicionalmente ser jogado ao ar livre, a modalidade também pode ser adaptada para uma quadra.
Também conhecido como faustebol, o esporte surgiu na Alemanha no século 18 e é um dos mais antigos da história. Difundido pela Europa, o desporto chegou no Brasil apenas no começo de 1900 por meio de imigrantes alemães. Ele também é mais praticado no estados que ficam na região Sul e Sudeste, já que receberam mais imigrantes da país europeu.
Atualmente, apesar da Alemanha ser país que mais pratica o esporte no mundo, o Brasil também é muito bem sucedido. Com três mundiais, dois masculinos e um feminino, e 21 pódios nos Jogos Mundiais de esportes não-olímpicos, incluindo um ouro, o Brasil é uma potência na punhobol. Atrás apenas dos alemães.