Olimpíada de Paris começa oficialmente, mas duas próximas sedes já trabalham na organização dos jogos
27 julho 2024 às 13h54
COMPARTILHAR
A abertura das Olimpíadas de Paris deste ano aconteceu nesta sexta-feira, 26. A atenção de todo o mundo estava voltada para o Rio Senna, na capital francesa, onde teve início o maior evento esportivo do ano. A 33ª edição do evento reúne mais de 10 mil atletas que disputarão em mais de trinta modalidades. Os Jogos Olímpicos Paris 2024 têm fim no dia 11 de agosto.
Devido à alta demanda por investimentos na infraestrutura da cidade que recebe a maior competição esportiva do mundo, são necessários anos para a devida preparação. Dessa forma, o Comitê Olímpico Internacional já confirmou as datas e locais dos próximos dois eventos.
Los Angeles
Em 2028, as Olimpíadas acontecem em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cidade já recebeu a competição em duas outras ocasiões, em 1932 e 1984. Em duas dessas edições, novas regras foram introduzidas nos Jogos Olímpicos e seguem em vigor desde então. A competição deste ano acontece entre 14 de julho e o dia 30 do mesmo mês.
Em 1932, um formato mais curto do evento foi adotado, e segue em vigor desde então. Antes disso, as Olimpíadas duravam semanas ou até meses. Já em 2024, após a 141ª sessão da Comissão Olímpica, cinco novas modalidades foram adicionadas à competição: Beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash.
Brisbane
A cidade de Brisbane, na Austrália, recebe o torneio mundial pela primeira vez. Entre 23 de julho e 8 de agosto de 2032, o país recebe a competição do evento pela terceira vez. Melbourne 1956 e Sydney 2000 sediaram os torneios anteriores.
Autoridades locais fazem estimativa de que será preciso investimento de, aproximadamente, US$ 5 bilhões de dólares. Atualmente, o país possui 80% da infraestrutura necessária. Na edição do Rio, em 2016, a terceira terceira atualização da Matriz de Responsabilidade Olímpica (feita no dia 21 de agosto), apontou que o investimento total para realização da Olimpíada e da Paraolimpíada foi de R$ 38.258,6 bilhões.
Leia também:
Cerimônia de abertura das Olimpíadas tem desfile de atletas em meio a chuvas em Paris