Mulheres lideram delegação brasileira em Olimpíadas pela primeira vez
23 julho 2024 às 09h57
COMPARTILHAR
Pela primeira vez na história, a delegação brasileira que disputará os Jogos Olímpicos terá como maioria as mulheres. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), entre os 276 atletas confirmados para a equipe que viajará para Parias, 153 são mulheres. A expectativa é de que elas superem o recorde de medalhas na últimas Olímpiadas de 2020, em Tóquio.
A presença feminina é notável em diversas modalidades que contarão apenas com elas, como nos esportes coletivos, incluindo o futebol, handebol e rugby. Na ginastica artística, as mulheres também conseguiram cinco vagas no geral, enquanto os homens terão apenas dois representantes em provas individuais. Além disso, nos esportes individuais apenas elas estarão no levantamento de peso, wrestling e pentatlo moderno.
Ao mesmo tempo, as principais estrelas do esporte feminino estão confirmadas para estarem na França. Por exemplo, os esportes de combate, como judô e boxe, contam com fortes candidatas ao pódio. Rafaela Silva, bicampeã mundial no judô, busca seu segundo ouro olímpico após um retorno triunfal, enquanto Beatriz Ferreira, atual campeã mundial de boxe, é outra aposta firme para o Brasil.
Na ginástica artísticas e na vela, Rebeca Andrade e Martine Grael seguem como nomes considerados favoritos. Ao mesmo tempo, há ainda surpresas, como como Nathalie Moellhausen na esgrima e a equipe de ginástica rítmica, que prometem bons resultados.
No total, as atletas femininas brasileiras não apenas dominam em número, mas também apresentam um potencial real para conquistar medalhas em diversas modalidades. Em Tóquio, elas conseguiram 21 medalhas olímpicas, o recorde na história do Brasil.
A jornada do Brasil na Olímpiada de Paris inicia na próxima quinta-feira, 25, com jogos handebol feminino às 9h e futebol feminino às 14h, além de Tiro com arco. A abertura oficial do torneio será no dia seguinte, na sexta-feira.
Leia também:
Raiza Goulão, de Pirenópolis, conquista vaga para os Jogos Olímpicos de Paris
Brasil vence Letônia e basquete está classificado para as Olimpíadas após 8 anos