Os trabalhadores que estão contando com aquela folga ‘suave’ nos dias em que o Brasil entrar em campo durante a Copa do Mundo do Catar podem acabar se frustrando. Isso porque a data não é feriado e caso o colaborador falte ao trabalho para não perder os jogos da ‘Canarinho’, ele poderá ser penalizado.

O advogado João Victor conta que, mesmo que a seleção entre em campo, apesar de alguns municípios brasileiros terem decretado ponto facultativo, as datas vão continuar sendo consideradas dias úteis para a maioria dos trabalhadores. 

Para a alegria de alguns e tristeza de outros, os jogos da seleção ocorreram em dias da semana e em horários comerciais, coincidindo com o horário do expediente da maioria das empresas. 

“Apesar de inexistir previsão da obrigação da empresa em dispensar o colaborador, é possível sim fazer um acordo, estipulando, por exemplo, compensação das horas não trabalhadas ou alteração do dia de trabalho para sábado ou feriado”, disse.

Justa causa

Ainda de acordo com o especialista, faltar ao trabalho para ver os jogos pode gerar uma grave advertência para o colaborador, ensejando no desconto da jornada de trabalho. Além disso, o funcionário também corre  risco de ficar sem remuneração pelo dia não trabalhado. 

“A falta injustificada, isoladamente, não dá motivo para uma dispensa por justa causa, ocorrendo apenas nos casos em que o colaborador, com muita frequência, falta à jornada de trabalho sem apresentar justificativa plausível”, concluiu.