O sempre muito polêmico Walter Casagrande, ex-Corinthians e Seleção Brasileira, é atualmente comentarista esportivo e colunista do portal de notícias UOL. Recentemente, em pesquisa realizada pelo próprio site, Casagrande foi considerado o pior comentarista esportivo de 2022. O UOL ouviu 26 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro de forma anônima e Casagrande obteve 25% dos votos.

O comentarista coleciona inimizades no meio de onde saiu, parte por suas análises, às vezes não somente sobre atuações dos atletas em campo, mas também envolvendo a vida pessoal fora dos gramados.

Por causa das suas declarações polêmicas, o comentarista enfrenta alguns problemas na justiça, como é o exemplo da ação que ele perdeu para a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel. Na ocasião, o comentarista ainda trabalhava no Grupo Globo e Ana Paula moveu um processo contra os dois por causa de um artigo insultuoso publicado no portal globoesporte.com, onde ele afirmou que Ana é defensora de tudo que há de ruim no país.

O fato é que, desde quando o comentarista começou a analisar mais política do que futebol, passou também a colecionar inimigos. Ele se tornou nos últimos anos um ferrenho crítico do ex-presidente Bolsonaro. Apesar das críticas pelo posicionamento, porém, Casagrande se pronunciou no próprio canal UOL, afirmando que não mudará em nada o modo como analisa os jogadores. “Na realidade, ser escolhido o pior pela maioria dos jogadores atuais, chega a mim como um grande elogio”, disse ele.