O Brasil venceu o Canadá nesta sexta-feira, 1º, por 69 a 65, no confronto válido pela quarta-rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Basquete. Liderados pelo armador Yago Mateus e pelo ala Bruno Caboclo, os brasileiros reverteram uma desvantagem de 12 pontos no placar e garantiram a vitória. Agora, a seleção depende apenas de uma vitória contra a Letônia para garantir uma vaga nas quartas de final.

Com a presença de vários jogadores da liga americana de basquete, os canadenses eram favoritos para o confronto e um dos principais times do torneio. Por exemplo, o quinteto titular inteiro do país atua na NBA: Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder), R.J. Barrett (New York Knicks), Dillon Brooks (Houston Rockets), Kelly Olynyk (Utah Jazz) e Dwight Powell (Dallas Mavericks).

Entretanto, a força canadense não o suficiente para quebrar a defesa brasileira encabeçada pelo técnico Gustavo de Conti. Mesmo com uma arbitragem polêmica, o Brasil conseguiu encabeçar uma reação no terceiro quarta e virou o duelo na reta final.

Com vitórias contra Irã e Costa do Marfim, além de uma derrota para a Espanha, o Brasil enfrenta a Letônia no domingo, 3, às 6h45. Caso vença os europeus, o país avança para as quartas de final do Mundial realizado em Jacarta, capital da Indonésia.