Goiás Esporte Clube mostra base forte e chega a dez títulos no Go Cup
10 abril 2023 às 16h23
COMPARTILHAR
Chegou ao fim no último sábado, 8, a nona edição da maior competição futebolística juvenil do mundo, Go Cup. Após seis dias de competição e mais de 300 equipes participando – a maior edição até agora –, foram mais de 1.200 jogos realizados com três finais conquistadas por elencos do Goiás Esporte Clube.
O Verdão vem se consolidando como um time a ser batido na competição. Somente neste sábado, foram três títulos conquistados, nas categorias Sub-7, Sub-8 e Sub-9. Com isso, o clube chega a dez conquistas e agora é o maior vencedor do Go Cup. Logo atrás estão o Grêmio de Porto Alegre, com oito, e o Fluminense, do Rio de Janeiro, que já ganhou sete troféus.
Apesar das vitórias goianas, o jogo mais emocionante entre todas as decisões, foi entre Palmeiras e FC Dallas dos Estados Unidos. O time norte-americano, que estava na sua quarta participação, abriu 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo. No entanto, com a chegada da torcida organizada do Porco, vindo de São Paulo e fazendo muito barulho com os tambores e muita música, a garotada do time paulista parece ter acordado. Ao mesmo tempo, a pressão da torcida surtiu efeito nos americanos, que não suportaram a pressão e cederam a virada de 4 a 3.
O time americano é treinado por um brasileiro. Ricardo Cavalcante comanda a equipe há dois anos e diz que ter chegado à final foi uma surpresa muito boa. “Nosso objetivo era chegar ao menos até as quartas de final, mas valeu a experiência. Demos muito trabalho para a excelente equipe do Palmeiras e os garotos estão muito felizes de estarem participando do Go Cup. Os meninos amaram Goiânia e a comida daqui, queriam ficar mais”, relatou.
Enrico Matos, atacante de 11 anos, há cinco jogando pelo Palmeiras, disputou sua primeira Go Cup e saiu como artilheiro do torneio, com 14 gols. “Ser campeão é bom demais e ainda por cima conseguir ser o artilheiro do time, é maravilhoso. Adorei o Go Cup, é tudo muito bem organizado, com times excelentes. Este jogo contra o Dallas foi o mais difícil da minha carreira”, afirma.
A participação feminina nesta edição também chamou a atenção de todos. Foram mais de 200 garotas do sub-13 e sub-15. A equipe goiana Sociedade Esportiva Santos faturou os dois títulos que disputou na série prata sub-13 e ouro sub-15. “Foi uma semana muito proveitosa. Nós temos muitas dificuldades para trabalhar com meninas. Para o Go Cup viemos com jogadoras de Goiânia e de Brasília e essa fusão nos tornou muito fortes, mas não é um trabalho feito da noite para o dia. Estamos nos preparando desde o ano passado para chegar a este resultado”, conta seu Santos treinador do time.
Organização
Roberto Faria organizador do Go Cup relata que foi uma semana maravilhosa e dias fantásticos, onde famílias de toda parte do Brasil e também de fora tiveram a oportunidade de se conhecerem e festejarem. Para ele é uma grande honra e um privilégio estar fazendo parte de tudo isso. “Agradecemos ao Estado de Goiás, Goiânia e Aparecida de Goiânia que sempre nos recebem de braços abertos. O Go Cup é um evento que movimenta a economia local. São quase cinco mil famílias hospedadas por aqui gastando com hotéis e alimentação, então o evento é um grande ganho para todos. Graças a Deus não tivemos nenhum incidente grave em 1.200 partidas de futebol e todas as crianças estarão voltando ilesas para suas casas“, declarou.
O evento também foi reconhecido por pais que acompanham os filhos. Ricardo Savillano é um peruano naturalizado americano e veio à Goiânia com o filho Thiago, de 10 anos, que joga pelo Dallas. Savillano conta um pouco da primeira experiência no Go Cup. “É a nossa primeira vez tanto no evento quanto em Goiânia e estamos apaixonados. Muita gente bonita e carinhosa que nos recebeu muito bem. A competição é de um nível espetacular, minha criança nunca tinha competido nesse nível. Aqui a garotada é mais animada do que na América e o Thiago quer vir outras vezes”, finaliza.
Também viajando para acompanhar o filho atleta, Camila Braga Florença veio de São José dos Campos (SP). Ela viajou para dar suporte ao filho Pedro Jorge, de 10 anos, que joga pelo Esplanada – time campeão da série Prata, no ano passado – e pretende retornar. “Em 2022, foi meu esposo que veio e agora sou eu. Adorei! É uma experiência única para a gente, imagina para essas crianças que amam futebol. É uma diversão e tanto, vale a pena o investimento. Eu não imaginava que era tão organizado, mas me surpreendi. É tudo perfeito, ano que vem estaremos de volta se Deus quiser”, disse ela.
De olho na próxima edição, a organização já confirmou que o Go Cup 2024 acontecerá entre os dias 23 e 30 de março. “Será uma edição muito especial e iremos fazer uma grande festa para celebrar, talvez com um número maior de equipes. “ O organizador esclarece que se depender dele, o evento continuará acontecendo em Aparecida de Goiânia.
Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.