No último domingo, 26, o Caxias time de futebol da cidade de Caxias do Sul – RS, eliminou o todo poderoso Internacional nas penalidades pelo placar de 5 x 4, após um empate de 1 x 1 no tempo normal. O jogo valia uma vaga na final do Gauchão. Assim como ocorreu em 2020, o time do interior enfrentará o Grêmio na grande final e espera um final de jogo diferente, sendo campeão.

Porém, o que muitos não sabem é que o Diretor Executivo de Futebol do Caxias é um velho conhecido do futebol goiano, especialmente dos torcedores esmeraldinos: Marcelo Segurado, natural de Goiânia, já teve passagem vitoriosa com grandes conquistas pelo Verdão entre 2012 até 2014. Nesse período, como gestor de futebol, Segurado ajudou o clube a ser bicampeão estadual em 2012 e 2013, campeão da série B em 2012 e sexto colocado do Campeonato Brasileiro da Série A do ano seguinte.

Trajetória

Depois dessa sequência bem-sucedida no futebol goiano, Segurado foi apresentado no Ceará, onde repetiu o bom desempenho. Marcelo levou o Vovô ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Cearense por duas vezes consecutivas, em 2017 e 2018. Ainda em 2017, também subiu o Ceará para a primeira divisão do Brasileirão, onde permaneceu por três temporadas, feito nunca antes conquistado pelo clube. O gestor também teve uma passagem rápida pelo time mais querido de Pernambuco, o Santa Cruz, em 2022, garantindo a terceira colocação do estadual e uma vaga garantida na Copa do Brasil do mesmo ano.

Em outubro de 2020, Marcelo Segurado retornou ao Goiás em sua segunda passagem pelo clube, com a missão de ajudar o Esmeraldino a escapar do rebaixamento na Série A. No entanto, a nova diretoria do clube – com a justificativa de enxugar os gastos – realizou várias demissões, e uma delas foi a do gestor de futebol, que teve seu desligamento anunciado em fevereiro de 2023.

Na ocasião, o time estava reagindo no Brasileirão, a uma rodada de escapar do rebaixamento. Marcelo deixou uma com duras críticas à nova administração do clube e um recado: “O Goiás precisa se profissionalizar”. Vale ressaltar que, com a saída de Segurado, o Verdão sofreu seu quinto rebaixamento na Série B. Coincidência ou não, desde então, o Verdão parece não acertar em suas contratações.

Caxias

Marcelo foi apresentado no time de Caxias também em outubro de 2022, com a responsabilidade de montar um elenco competitivo para 2023. Na ocasião, destacou que a maior prioridade do clube naquele momento seria a reestruturação, algo que parece ter dado certo. Segurado tem um olho clínico quando o assunto é futebol, conseguindo feitos inéditos por onde tem passado.

Outro goiano que está em destaque no time gaúcho é o treinador Thiago Carvalho. Thiago fez história em Aparecida de Goiânia, levando o Camaleão à conquista da série D em 2021. Todavia, o técnico não conseguiu o mesmo êxito no ano seguinte, vindo a ser demitido. O jovem técnico de 34 anos, natural de Rio Verde Goiás, chegou ao Caxias quatro meses antes de Marcelo Segurado e, juntos, montaram um elenco que está correspondendo dentro do esperado em campo.

Prova disso foi a histórica vitória sobre o Internacional dentro do Beira Rio, calando mais de 30 mil colorados e eliminando um dos grandes favoritos ao título. Thiago quer novamente deixar seu nome cravado na história do futebol. Esta será a quarta vez que o Caxias chega à final da competição e busca seu segundo título no Campeonato Gaúcho.

Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.