Após 12 anos de ausência, o Brasil está de volta ao World Baseball Classic (WBC), considerado a “Copa do Mundo de Beisebol”. A classificação veio após uma vitória suada sobre a Alemanha por 6 a 4, na quinta-feira, 6, em um jogo emocionante. O triunfo teve um toque especial para os goianos, graças à presença do jovem outfielder Lucas Ramirez, de 19 anos, uma das peças-chave da campanha brasileira.

Embora tenha nascido na Flórida, nos Estados Unidos, Lucas tem forte ligação com o Brasil, especialmente com Goiânia. Ele é filho da goiana Juliana Ramirez e do dominicano Manny Ramirez, lenda do beisebol e um dos maiores rebatedores da história da Major League Baseball (MLB). Casado com Juliana desde 2001, Manny influenciou diretamente a paixão do filho pelo esporte, que agora defende as cores do Brasil no torneio internacional.

Assim, o goiano por parte de mãe foi fundamental para a classificação ao World Baseball Classic (WBC) de 2026. Na vitória de hoje, Lucas teve duas rebatidas: uma logo na primeira etapa, ajudando o Brasil a empatar e virar após iniciar perdendo. A outra ocorreu na quarta entrada, quando impulsionou uma corrida do catcher Gabriel do Carmo, ampliando a vantagem para 6 a 2.

No restante do torneio, ele também foi decisivo na primeira vitória contra a Alemanha por 9 a 7. Ao todo, Ramirez teve cinco rebatidas, duas corridas impulsionadas e sofreu apenas uma eliminação por strikeout em três jogos. O aproveitamento dele em rebatidas foi de 38%, uma média muito boa.

Com a classificação, o Brasil estará no Grupo B, ao lado dos Estados Unidos, México, Itália e Grã-Bretanha. Os jogos serão realizados em Houston, no Texas, Estados Unidos.

Família Ramirez

Casada com Manny Ramirez desde 2001, Juliana é natural de Goiânia e conversou com o Jornal Opção sobre a relação de Lucas com o estado de Goiás. Segundo a mãe, o filho ama o Brasil e ficou muito feliz de poder representar o país, ainda mais com a classificação histórica.

“Que vitória para nós, foi linda e emocionante, estamos super felizes”, contou Juliana. “Ele ama o país dele, desde pequeno passamos as férias no Brasil, ele tem uma família muito grande e unida. Quando ele foi convidado a representar o país, com muita alegria, ele deixou tudo e deu o máximo para essa vitória e classificação”, acrescentou.

Juliana ainda mencionou que Lucas sempre passou as férias na fazenda da família em Goiás e em Pirenópolis desde que ele era pequeno. Uma das atividades favoritas dele é pescar junto com os familiares.

Ela também contou que o sonho inicial de Lucas era ser jogador de futebol, destacando ainda que ele era muito bom nos dois esportes. No entanto, ele seguiu para o beisebol e hoje está nas “categorias de base” do Los Angeles Angels, time da Major League Baseball (MLB), a maior liga de beisebol do mundo.

World Baseball Classic

O Brasil participou apenas uma vez da fase principal do WBC, em 2013 , e já disputou torneios classificatórios em outras edições. O WBC é o principal torneio internacional de beisebol, organizado pela MLB e pela World Baseball Softball Confederation (WBSC), a confederação mundial de beisebol e softbol.

Nas edições seguintes (2017, 2023), o Brasil disputou as eliminatórias, mas não conseguiu voltar ao torneio principal. Em, 2016 foi eliminado na fase inicial para o Paquistão e México. Já em 2022, o país caiu na repescagem contra a Nicarágua.

Apesar de ainda ser considerado um esporte de nicho no Brasil, o país possui um grande histórico do esporte, inclusive com título na liga principal dos EUA. Há também vários jogadores que fizeram história por outras ligas importantes, como a japonesa, mexicana e a venezuelana.

Leia também:

Julgamento que pode banir Lucas Paquetá do futebol começa em breve

Galvão Bueno vai narrar jogos na Amazon Prime e debater futebol na Band