O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna encerra o ano com recorde de público e eventos. Ao todo, foram registrados a visita de aproximadamente 250 mil pessoas. A praça esportiva, gerenciada pelo governo de Goiás, foi o cenário de principais categorias do automobilismo nacional. Lá aconteceu as etapas da Stock Car, Superbike Brasil, Copa Truck, Porsche Cup e Endurance Brasil.

No âmbito regional, também sediou etapas do Goiás Superbike e do Centro-Oeste de Marcas e Pilotos.

Edson Sales, titular da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), ressaltou que o autódromo tem proporcionado “emoções intensas, velocidade inigualável e momentos inesquecíveis” desde sua inauguração em 1974.

“Nessas cinco décadas de existência, o autódromo passou por momentos significativos e hoje segue moderno e seguro, o que o torna único. E o Governo de Goiás tem feito ações que refletem compromisso em proporcionar boas experiências para pilotos e público em geral”, enfatizou Edson.

Evento motociclístico no autódromo | Foto: divlgação/SEEL
Evento motociclístico no autódromo | Foto: divlgação/SEEL

O piloto Raphael Teixeira, representante goiano na Stock Car, expressou orgulho em defender a bandeira do estado. Para ele, o Autódromo de Goiânia é um lugar especial, onde cresceu e obteve grandes resultados. “Em 2023 pude utilizar o número 49, em homenagem ao seu aniversário [Autódromo], e espero usar o 50 no ano que vem, para contemplar essa data tão importante para o melhor autódromo do Brasil”, comemora Raphael.

O piloto brasileiro com o maior número de corridas na Fórmula 1, Rubens Barrichello, é outro entusiasta do autódromo. No local, ele venceu as duas corridas da Stock Car. “Goiânia é muito especial para mim, desde que eu comecei a carreira. Me identifico muito não só pelas vitórias, mas pela alegria do povo, o calor, gosto muito da cidade. Corri muito aqui pela Fórmula Ford, e quando entrei para Stock Car e voltei a correr aqui em Goiânia foi uma alegria imensa”, recorda.

Rubens Barrichello, piloto da Stock Car em momento de pódio no Autódromo Internacional de Goiânia | Foto: divlgação/SEEL
Rubens Barrichello, piloto da Stock Car em momento de pódio no Autódromo Internacional de Goiânia | Foto: divlgação/SEEL

Da mesma forma, Felipe Massa, ex-Fórmula 1, considera o Autódromo de Goiânia um dos melhores do Brasil, mencionando sua boa estrutura e as diversas opções de traçados. “É um dos melhores do país hoje em dia, com boa estrutura, opções de traçados misto e anel externo e é a pista que marcou a primeira vez que guiei um Fórmula Chevrolet em um treino em 1996 e a minha estreia na Stock Car em 2021”, pontuou.

Outras atividades

Além de ser um centro para o esporte a motor, o Autódromo de Goiânia é utilizado diariamente para uma variedade de atividades esportivas. O triatleta Santiago Ascenço ressalta a importância do uso da praça para treinamentos, destacando sua relevância para a segurança e desenvolvimento dos atletas.

Atleta de ciclismo de estrada, com três Olímpiadas, título mundial dos Jogos Militares e 26 títulos brasileiros, a multicampeã Janildes Fernandes também treina no Autódromo de Goiânia. “Treinar lá é de extrema importância para todos os amantes do esporte no estado. Lá a gente se sente mais seguro e tem menos riscos de acidentes. Os atletas se sentem honrados em ter aquela estrutura disponível, que certamente não tem preço”, destaca.

Superbike Brasil | Foto: divulgação/SEEL
Superbike Brasil | Foto: divulgação/SEEL

Leia também: Goiânia sedia competição internacional de Jiu-Jitsu neste fim de semana
Goiânia 90 anos: mais de 4 mil pessoas participam da primeira Corrida da Meia-Noite