Deu a lógica na fase final do Goianão 2023. Goiás e Atlético, os times de melhores campanhas na primeira fase, se enfrentarão em dois jogos para decidir quem ficará com o troféu de campeão do ano. O Verdão terminou a primeira fase em primeiro lugar com 26 pontos, 20 gols a favor e oito contras. Já o Dragão chegou em segundo lugar na tabela com 25 pontos, um a menos que seu adversário, mas marcou cinco gols a mais, 25.

Pelos números podemos perceber que há um certo equilíbrio. Se um foi mais eficiente no ataque, o outro se sobressaiu na defesa. Ou seja, tudo indica que será um duelo entre defesa e ataque.

O primeiro confronto acontece neste domingo, 2, às 16h, no Estádio Antônio Accioly, casa do Atlético. O jogo de volta será na Serrinha, no domingo seguinte, 9, no mesmo horário. O Goiás terá a oportunidade, assim como no ano passado, de decidir em casa.

Depois de vencer o Cuiabá no jogo de volta por 2×0 em casa e avançar para a final da Copa Verde, o Goiás chega com muita confiança para a final do Campeonato Goiano. Se olharmos para os números gerais no Clássico Olímpico, como sempre foi conhecido, o time da Serrinha leva uma ligeira vantagem com 121 vitórias contra 107 do time de Campinas. No entanto, nos últimos confrontos o Dragão tem obtido mais êxito, inclusive conquistando o título de 2022 dentro do campo do Goiás.

Arbitragem 

No jogo do dia 2 a arbitragem ficará por conta de Ramon Abatti (FIFA – SC), com assistência de Kleber Lúcio Gil e Johnny Oliveira, do mesmo Estado. No segundo jogo, o goiano Wilton Pereira Sampaio comandará o apito dentro de campo e terá como seus assistentes Bruno Pires e Tiago Gomes, todos pertencentes aos quadros da Fifa. Lembrando que nas duas partidas os árbitros de campo serão auxiliados pelo VAR.

Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.