Atletas de handebol de Goiânia vão representar o Brasil em torneios internacionais
01 setembro 2025 às 11h53

COMPARTILHAR
Dois atletas naturais de Goiânia vão representar o Brasil em competições internacionais de handebol. O experiente Peterson Castro, de 47 anos, integrante da Seleção Brasileira Master, se prepara para disputar a Copa América Master. Já o jovem Gustavo Batista, de 14 anos, terá sua primeira participação em um Sul-Americano com a seleção de base. Ambos são atletas da Associação Asas de Handebol (ASAH) e disputarão os torneios no próximo mês, em Assunção, no Paraguai.
Peterson é nome consolidado no cenário master. Ele já soma conquistas expressivas, incluindo o título mundial em maio de 2025, na Croácia. “Eu sou atleta da Seleção Brasileira Master de Handebol já há alguns anos, desde 2022, quando conquistamos a primeira colocação na categoria +42. Além disso, ainda fui campeão mundial master, em uma competição que acontece anualmente na Croácia, reunindo atletas do Brasil inteiro”, destacou.

A Copa América reunirá seleções de diversos países das Américas, como Brasil, Guatemala, República Dominicana, Argentina, Paraguai, Chile e os Estados Unidos. O torneio acontece de 22 a 28 de setembro, e Peterson já se prepara para o desafio. “O torneio tem várias categorias master: 35+, 42+, 49+, 55+ e 60+. Eu jogo na categoria 42+. É uma competição muito disputada porque, no Brasil, existem vários torneios masters e a Seleção é quase como uma equipe permanente. Mas manter isso é difícil, já que não temos treinos regulares, só nos encontramos nas competições”, explicou o atleta.
Mesmo após uma grave lesão no joelho, o jogador segue firme na modalidade. “Minha primeira lesão séria foi aos 44 anos, quando rompi o ligamento. Fiz a cirurgia, fiquei 9 meses em recuperação sem mexer com bola, só na fisioterapia e fortalecimento. Só voltei à quadra depois de 1 ano e meio. Agora, dois anos após a cirurgia, diria que estou a 85% do que era antes”, contou o atleta de 47 anos.
Enquanto isso, Gustavo vive a expectativa do seu primeiro campeonato internacional. O jovem atleta, que começou no handebol em 2023, no Sesc Cidadania, hoje integra a equipe do Asas Handebol e se prepara para a estreia. “O campeonato vai ser o Sul-Americano, dos dias 15 ao 21 do mês que vem. A minha preparação tá sendo com treino e corrida, pra eu poder manter meu físico e não desgastar muito. É meu primeiro campeonato com a seleção, o que tá me deixando bem animado”, relatou o jovem.
Além da preparação, Gustavo também corre atrás de recursos para viabilizar sua participação. “Eu tô organizando uma rifa, que vou começar a vender na semana que vem, pra conseguir custear minhas despesas. Meus custos vão ficar em torno de R$ 7 a R$ 8 mil”, disse.
Leia também:
Com falta de apoio da UFG, estudantes se mobilizam e dominam handebol de praia no JUGs
