A paratleta Adria Jesus representa o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começam nesta quarta-feira, 28, e se estendem até o dia oito de setembro. Adria, que é paciente do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), compete na modalidade de vôlei sentado.

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 ocorre nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, na icônica avenida Champs-Élysées, na capital francesa. O evento está marcado para começar às 15h, no horário de Brasília. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal Sportv2, pela plataforma Globoplay e pelo canal do YouTube do Comitê Paralímpico Internacional.

Para Adria, o vôlei sentado “exige não apenas habilidade e agilidade, mas também determinação”. A atleta se mostra confiante em suas habilidades técnicas, o que é referendado por seu histórico profissional. A jogadora de vôlei sentado afirmou estar pronta para demonstrar “o talento e a resiliência dos atletas paralímpicos brasileiros”. 

Leia também: Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Brasil terá delegação maior que a anfitriã França nas Paralimpíadas de Paris

Sua trajetória reflete o esforço e a dedicação necessários para atingir o mais alto nível no esporte. “É uma honra imensa representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Cada desafio superado até aqui foi um passo em direção a esse grande sonho. Estou muito feliz por levar não apenas a bandeira do nosso país, mas também todo o apoio e carinho que tenho recebido”, afirma. A atleta segue reforçando a importância do esporte em sua vida, com lições de resiliência, superação e trabalho em equipe. “Quero mostrar ao mundo que, com determinação e paixão, é possível alcançar qualquer objetivo”, compartilha Adria.

Festival de Esporte Adaptado do Crer

No dia 20 de setembro de 2024, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoverá a 8ª edição do Festival de Esporte Adaptado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social e física das pessoas com deficiência. O evento, que acontecerá nas instalações do hospital, reunirá atletas em tratamento na instituição.

O festival, de caráter inclusivo, é uma ferramenta essencial na readaptação dos pacientes, promovendo sua reintegração social e familiar. A programação desta edição inclui modalidades como Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha Adaptada, Atletismo, Futsal, Caminhada Aquática, Natação e Takkyu Volley. As atividades esportivas serão conduzidas por profissionais de educação física, com suporte e orientação da equipe multiprofissional do Crer.