Atleta do interior de Goiás é ouro nos Jogos da Juventude
09 setembro 2022 às 08h53
COMPARTILHAR
Os Jogos da Juventude de 2022 acontecerem pela primeira vez no Estado de Sergipe, na Capital Aracajú e nas cidades ao redor. As competições tiveram início no dia 2 de setembro, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O torneio contou com a participação de mais de 4 mil estudantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito federal.
Natural de Rialma, situada no Vale do São Patrício, a 183 km de Goiânia, o aluno-atleta Francisco Joaquim Oliveira Filho, de 17 anos, abriu o ouro para a delegação goiana na prova de atletismo, salto em distância, alcançado a marca de 6,96 m. A final aconteceu no último dia 5, na Vila Olímpica – UNIT, em Aracajú (SE).
Francisco iniciou em competições no ano de 2018 e também foi medalha de bronze na mesma prova, no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, pelo sub-18 interclubes de atletismo, no mês de agosto. O aluno, que tem sua origem no futsal, migrou para o atletismo graças ao olhar criterioso da técnica que o acompanha no município.
Helaine Pereira identificou no garoto um potencial para o novo esporte. Ele começou em corridas de velocidades, porém, foi no salto à distância que o atleta se destacou. “Não foi uma prova Fácil. Estou sempre mantendo o foco, a persistência e a fé em Deus. Quero agradecer a todos que me auxiliam e torcem por mim”, disse o campeão. A medalha de prata ficou com o paulista Victor Raphael Leite que obteve a marca de 6,72 m, já a de bronze, com o catarinense Erick Gama Bratti, que chegou a 6,59 m de salto.