Atleta de Senador Canedo sonha em representar o Brasil e é destaque na natação paralímpica
08 abril 2023 às 09h41
COMPARTILHAR
Gabrielly Vitória, de 14 anos, é um dos mais de 200 atletas com deficiência atendidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Senador Canedo. Em 2019, por recomendação médica, a adolescente começou a praticar natação. O intuito era auxiliar no desvio na coluna causado por deficiência.
Desde então, Gabrielly se tornou uma atleta de destaque na classe S8 (para pessoas com dificuldade no membro superior e inferior). Em pouco período, a garota conquistou dezenas de medalhas, incluindo o Meeting Paralímpico no ano passado.
“O esporte mudou a minha vida porque eu não gostava de mim por conta da minha deficiência, mas o esporte me ajudou a gostar de mim”, relata Gabrielly. “A minha meta é ser atleta da seleção brasileira e representar o meu país. É para isso que eu treino e vou tão longe”, acrescenta.
Ela agora sonha em se tornar uma atleta da seleção brasileira e representar o país em competições. No momento, vem se preparando para os próximos eventos esportivos. Um deles são os Jogos Paralímpicos de Goiás e os Jogos Abertos de Goiás. Os eventos acontecem em maio deste ano.
Treinos
Os treinos dela são de terça a sexta-feira, com cerca de duas horas por dia. As atividades tem apoio da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Além de outros incentivos, a pasta disponibiliza transporte para atletas do paradesporto até ao Centro de Referência Paralímpico em Goiânia. Nesse local, eles têm acesso a piscinas adequadas.
Em Senador Canedo, atualmente, duas piscinas estão passando por reformas com apoio do Ministério Público, após a prefeitura assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Os locais serão utilizados para os mais de 200 alunos com deficiência do paradesporto.
A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 90 dias. Assim, tornando ainda mais acessíveis as oportunidades de prática esportiva para pessoas com deficiência na cidade.