Aos 10 anos de idade, Jorge Avelino vem se tornando um dos grandes destaques do taekwondo no cenário nacional e internacional. Bolsista do projeto “Pequeno Samurai” de Goianira, o jovem estudante de escola pública é campeão goiano e brasileiro da modalidade, além de membro da seleção brasileira infantil na categoria de até 30 quilos. Só que agora, ele quer ir ainda mais longe: seu objetivo é disputar o Pan Americano na Costa Rica, que será realizado em junho.

Para o treinador Francisco de Assis Magalhães de Sá Júnior, conhecido como “Mestre Francisco TKD”, a expectativa é de que seu atleta tenha sucesso e conquiste o título no país caribenho. “Jorge começou com três anos no projeto e sempre foi muito talentoso, se destacando em competições estaduais e nacionais. Hoje ele é titular da seleção brasileira e venceu o último Grand Slam”, explicou, em entrevista para o Jornal Opção.

Entretanto, o caminho para Costa Rica ainda possui um grande empecilho financeiro, segundo Francisco. Apesar da classificação, ele explica que existem muitas dificuldades financeiras para conseguir disputar o torneio, situação que o impediu em 2022. 

“O pai e a mãe estão desempregados e para participar dos torneios é sempre difícil, ano passado ele não conseguiu disputar por falta de verba”, lamentou o treinador, que também é conselheiro tutelar em Goianira. “Sempre uma vaquinha, um pedido para os amigos. É difícil, a situação não é fácil, mas ele tem chances de ganhar se competir”, completou.

Apesar das dificuldades para competir, o mestre ressaltou que o esporte está sendo muito importante no crescimento de Jorge como pessoa. “O taekwondo é um esporte com uma filosofia muito rica e tem ajudado ele no desenvolvimento moral psicológico. Na escola ele é nota 10 e uma referência para os outros estudantes”, contou Francisco. 

Para custear os gastos da viagem e do torneio, Francisco pretende criar uma vaquinha específica para a questão. Mas, no momento, ele disponibilizou uma chave PIX da Associação Liberdade de Taekwondo e Cultura, que comanda o projeto: 18356443000185. Ele ressalta que qualquer quantia ajudaria muito Jorge a conseguir competir na Costa Rica.