Aos 10 anos, promessa do taekwondo de Goianira mira vencer competições internacionais
17 abril 2023 às 12h29
COMPARTILHAR
Aos 10 anos de idade, Jorge Avelino vem se tornando um dos grandes destaques do taekwondo no cenário nacional e internacional. Bolsista do projeto “Pequeno Samurai” de Goianira, o jovem estudante de escola pública é campeão goiano e brasileiro da modalidade, além de membro da seleção brasileira infantil na categoria de até 30 quilos. Só que agora, ele quer ir ainda mais longe: seu objetivo é disputar o Pan Americano na Costa Rica, que será realizado em junho.
Para o treinador Francisco de Assis Magalhães de Sá Júnior, conhecido como “Mestre Francisco TKD”, a expectativa é de que seu atleta tenha sucesso e conquiste o título no país caribenho. “Jorge começou com três anos no projeto e sempre foi muito talentoso, se destacando em competições estaduais e nacionais. Hoje ele é titular da seleção brasileira e venceu o último Grand Slam”, explicou, em entrevista para o Jornal Opção.
Entretanto, o caminho para Costa Rica ainda possui um grande empecilho financeiro, segundo Francisco. Apesar da classificação, ele explica que existem muitas dificuldades financeiras para conseguir disputar o torneio, situação que o impediu em 2022.
“O pai e a mãe estão desempregados e para participar dos torneios é sempre difícil, ano passado ele não conseguiu disputar por falta de verba”, lamentou o treinador, que também é conselheiro tutelar em Goianira. “Sempre uma vaquinha, um pedido para os amigos. É difícil, a situação não é fácil, mas ele tem chances de ganhar se competir”, completou.
Apesar das dificuldades para competir, o mestre ressaltou que o esporte está sendo muito importante no crescimento de Jorge como pessoa. “O taekwondo é um esporte com uma filosofia muito rica e tem ajudado ele no desenvolvimento moral psicológico. Na escola ele é nota 10 e uma referência para os outros estudantes”, contou Francisco.
Para custear os gastos da viagem e do torneio, Francisco pretende criar uma vaquinha específica para a questão. Mas, no momento, ele disponibilizou uma chave PIX da Associação Liberdade de Taekwondo e Cultura, que comanda o projeto: 18356443000185. Ele ressalta que qualquer quantia ajudaria muito Jorge a conseguir competir na Costa Rica.