O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Carlos Alberto Pasti foi inaugurado oficialmente nesta sábado, 13, na Vila Esperança, em Anápolis. O evento contou com a participação de 500 crianças e adolescentes, além de representantes de escolas e atletas locais e do prefeito do município, Roberto Naves (Republicanos).

A estrutura do CIE Carlos Alberto Pasti pode atender até 600 pessoas simultaneamente, com espaços para 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica. As instalações incluem pistas de atletismo, academia, quadra poliesportiva e um ginásio de 1.350 metros quadrados, com vestiários e enfermaria.

Para Naves, o local representa mais do que um espaço esportivo, seria uma ferramenta de transformação social: “o esporte é capaz de mudar e melhorar a vida das pessoas”. Além enfatizar que o novo centro pode promover inclusão social importante através do esporte.

Já a secretária de Integração, Márcia Jacinta, ressaltou a abrangência do projeto, beneficiando desde crianças até idosos, além de pessoas com deficiência. “Além de lazer, esporte é saúde mental e traz para os nossos jovens um espaço de desenvolvimento pessoal”, afirmou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Anápolis

O local foi batizado em homenagem a Carlos Alberto Pasti, um servidor público apaixonado pelo esporte. “Onde houvesse esporte em Anápolis, ele estava presente”, relembrou a viúva, Surami Pasti.

Além de servidor, Pasti foi fotojornalista e cinegrafista. Ele morreu no dia 9 de março deste ano, após atuar na Diretoria de Esporte desde 1988. Também foi árbitro da Confederação Brasileira de Futsal.

Após anos de obras paradas, o espaço recebeu um investimento acima de R$ 1,8 milhão para a sua conclusão, Também houve uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis e o Governo Federal para a conclusão das obras.

Leia também:

Roberto Naves anuncia R$ 242 mi para saneamento básico de Anápolis

Roberto Naves: “Garantimos o crescimento de Anápolis pelos próximos 20 anos”