A 11ª edição do Feirão de Empregos vai ofertar 10 mil vagas de trabalho e cursos profissionalizantes. O evento é promovido pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada (SER), e ocorre de terça-feira até sábado, 22, das 8 às 17 horas, na Praça Cívica, em Goiânia.

No local, os participantes poderão realizar entrevistas de emprego, receber informações sobre o seguro-desemprego e carteira de trabalho; também terão como emitir documentos pessoais e receber atendimentos de programas sociais, além de orientações, consultorias e linhas de crédito a micro e pequenos empresários.

Aos empreendedores, serão ofertados créditos de R$ 5 mil, sem juros ou necessidade de aval. Uma consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além da equipe da GoiásFomento, vai apresentar linhas de crédito voltadas para Goiânia e região.

No Feirão, o público poderá realizar inscrição em cursos gratuitos ofertados pelo Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec). As opções são para aulas presenciais de confeitaria; chocolates e bombons; doces para festas; marmita fitness; panificação básica; maquiagem profissional; manicure e pedicure; design de sobrancelha; corte e costura; e informática básica. Quem quiser ter aulas on-line poderá escolher entre os cursos de atendente de farmácia e mídias digitais.

“O governador Ronaldo Caiado sempre diz que a política pública mais eficiente é o emprego. Por isso estamos empenhados em garantir que os goianos tenham acesso ao trabalho e à renda. Não podemos deixar de lado a questão da profissionalização da mão de obra, por isso ofertamos vários cursos gratuitos de curta duração”, pontua o titular da pasta, César Moura.

Programa social

Parceira do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai distribuir 2.747 cartões do Mães de Goiás, entregar 772 kits do Programa Aprendiz do Futuro. Outro trabalho será no auxílio da confecção de currículo, encaminhamento para vagas de emprego e tradutores de libras para pessoas com deficiência (PCD).

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, o Feirão é mais uma parceria de sucesso entre secretarias do Governo. “Uma oportunidade ímpar de levar vagas de emprego para pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e tantas outras que só precisam de um apoio para reestruturação econômica familiar nesse momento”, destacou.

Emissão de documentos

A emissão de RG estará disponível apenas na quarta-feira, 19, e quinta, 20. Assim, como a solicitação de Carteira do Artesão para profissionais do artesanato e emissão de Registro Civil (emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento, óbito).