Vereadores e suplentes aliados de Mabel focam em estratégias para atrair eleitores indecisos e na abstenção

23 outubro 2024 às 15h30

COMPARTILHAR
Os vereadores eleitos e suplentes de Goiânia participaram de um encontro na noite desta terça-feira, 22, com o candidato a prefeito Sandro Mabel (UB). A reunião serviu para alinhar as estratégias entre os parlamentares da base para a última semana de campanha. Estavam presentes cerca de 20 vereadores e 200 suplentes, segundo quem estava no local.
Alguns vereadores comentaram que uma das estratégias para o segundo turno está na busca pelo eleitor que não votou na primeira etapa. Lembrando que a taxa de abstenção chegou a quase 291 mil na capital, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
“Vamos atrás dos eleitores indecisos e aqueles que não votaram no primeiro turno. É essencial conscientizar as pessoas sobre a importância do voto, especialmente após a alta abstenção que tivemos no primeiro pleito. Temos que motivar os nossos amigos, parentes e vizinhos a votar no dia 27”, ressaltou o vereador Joãozinho Guimarães (Solidariedade).
Lembrando que a taxa de abstenção no primeiro turno foi maior que a votação que a votação de Fred Rodrigues (PL). Enquanto a abstenção chegou a quase 291 mil eleitores, o candidato do Partido Liberal (PL) obteve 214.253 votos e esses eleitores podem ser um fator decisivo para a campanha de Mabel.
Na quinta-feira, 24, Goiânia comemora o aniversário de 91 anos e a data é um feriado municipal. Na segunda-feira, após a votação, ainda há o Dia do Servidor Público, ou seja, um final de semana prolongado que pode chegar até cinco dias. No entanto, a data para servidores municipais e estaduais foi transferida para a próxima sexta-feira, 1º.
Segundo o vereador Denício Trindade (UB), o evento com os parlamentares foi idealizado pelo presidente da Alego. Além de considerar o encontro importante, ele ressaltou as discussões estratégias que ocorreram durante a reunião, além de trabalhar na abstenção de votos. “A estratégia é engajamento de todos os vereadores e suplentes nas redes sociais, no corpo-a-corpo e nas movimentações finais, como carreatas e reuniões”, pontua.
Corpo-a-corpo e redes sociais
Os vereadores que estavam presentes na reunião também pontuaram que as estratégias também devem ser as mesmas que estão sendo seguidas. Os representantes municipais e suplentes vão participar de ações na rua com a população e divulgação pelas redes sociais.
“O trabalho é em todas as frentes: corpo a corpo, redes sociais, mensagens no WhatsApp, Instagram, reuniões. Cada vereador e suplente tem a sua estratégia e público e todos estão fazendo o seu trabalho. A reunião de hoje foi um momento importante para mobilizar os nosso esforços na reta final com pouquíssimos dias para a eleição”, explica o parlamentar.
Ao mesmo tempo, os vereadores também estão realizando reuniões com a própria base de eleitores para buscar mais votos. Por exemplo, nos últimos dias o ex-vereador Paulo Henrique da Farmácia (Solidariedade), além dos vereadores Geverson Abel (Republicanos), Anderson Sales (MDB) e Paulo Magalhães (UB) realizaram encontros neste formato.
Um dos vereadores que realizou uma reunião recente nesse sentido foi Anderson Sales, conhecido como “Bokão”. O parlamentar realizou uma mini carreata na Avenida Gameleiras, no Jardim Brasil. “A própria base precisa fazer uma leitura para buscar os votos, eu mesmo fiz várias ações na minha região, a Leste, e em toda a cidade, com mobilizações na rua e carreatas para que a população abrace o nome de Mabel”, defende.
Por outro lado, Bill Guerra pretende prosseguir com o seu trabalho nas redes sociais para divulgar a candidatura do União Brasil. “Vamos trabalhar para que as pessoas que não compareceram às urnas façam o dever de casa e votem em um representante. O meu trabalho é diferenciado e atua mais nas redes sociais e WhatsApp até a última hora”, conta.
Leia também:
Contador por formação, Mabel ganha apoio de Sucena Hummel, presidente do CRC
Em reunião, servidores da Comurg declaram apoio a Sandro Mabel